Maiores arrecadadores de direitos autorais nas Festas Juninas de 2010 - Cultura e Mercado

Maiores arrecadadores de direitos autorais nas Festas Juninas de 2010

Pelo segundo ano consecutivo, o rei do baião Luiz Gonzaga foi o autor com o maior rendimento de direitos autorais nas Festas Juninas de 2010, de acordo com Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Mais de 4.600 titulares como compositores, intérpretes e músicos, inclusive seus herdeiros, foram beneficiados pela distribuição no período, recebendo um montante superior a R$1,8 milhão.  O levantamento revela também que a tradição ainda impera no festejo. As músicas mais tocadas foram “Festa na roça”,  “Pula fogueira”, “Olha pro céu”, “O sanfoneiro só tocava isso” e “Quadrilha brasileira”.

A novidade do ranking é o segundo colocado: Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba. O artista é compositor de grandes sucessos , como “Paga-Pau”, interpretada pela dupla; e também de hits de outros cantores, como “Meteoro”, sucesso na voz de Luan Santana.

Apesar de Sorocaba também estar em evidência como cantor, há vários casos em que autores de músicas juninas não são conhecidos pelo grande público. “Por isso a retribuição autoral é tão importante, pois beneficia principalmente o compositor, o criador da obra. Muitas vezes ele aguarda ansiosamente essa época do ano para receber seus direitos autorais, já que músicas típicas, como as de quadrilha e baião, não costumam tocar nas rádios durante o ano”, lembra o gerente executivo de Distribuição do Ecad, Mario Sergio Campos.

A música sertaneja e o forró também são ritmos que costumam tocar muito nos festejos juninos e os compositores destas obras são reconhecidos com o pagamento dos direitos autorais. Esse é o caso de Dorgival Dantas e Euler Coelho, que têm suas músicas sendo executadas e cantadas por multidões Brasil afora. Dorgival é autor da música “Você não vale nada”, trilha de novela e uma das músicas mais tocadas em 2009; e Euler, autor de “Chora me Liga”, sucesso na voz da dupla João Bosco e Vinícius. Ambos figuram entre os 10 artistas com maior rendimento em direitos autorais nas festas juninas de 2010.

No terceiro lugar deste ranking está Tato, do Grupo Falamansa, autor de diversos sucessos, como “Rindo à Toa” e “Xote dos Milagres”. O vocalista revela que no período junino chega a fazer cinco shows por dia. ”Eu busco muito, preciso do direito autoral para sobreviver e, assim como eu, artistas que não são intérpretes precisam mais ainda do direito autoral. O direito autoral é um direito nosso”, declara Tato, que participou da campanha Vozes em defesa do direito autoral. E que vozes!”, disponível no site www.ecad.org.br.

Titulares com maior rendimento em direitos autorais nas festas juninas de 2010:

1 LUIZ GONZAGA (GONZAGÃO)
2 SOROCABA (DA DUPLA FERNANDO E SOROCABA)
3 TATO (FALAMANSA)
4 LAMARTINE BABO
5 MARIO ZAN
6 DORGIVAL DANTAS
7 EULER COELHO
8 ALBERTO RIBEIRO
9 ZE DANTAS
10 VITOR CHAVES

Músicas mais tocadas nas festas juninas de 2010:

1 FESTA NA ROÇA
2 PULA A FOGUEIRA
3 OLHA PRO CÉU
4 O SANFONEIRO SÓ TOCAVA ISSO
5 QUADRILHA BRASILEIRA
6 ASA BRANCA
7 CHORA ME LIGA
8 PAGODE RUSSO
9 ISTO É LÁ COM SANTO ANTÔNIO
10 SONHO DE PAPEL

Obs: Os rankings consideram as músicas tocadas ao vivo ou por aparelho em diversos locais, exceto os shows, cuja distribuição é direta (o valor pago é distribuído exatamente para todas as músicas tocadas durante o show).

*Com informações da Approach Assessoria de Imprensa.

Acessar o conteúdo