Impossível não nos manifestarmos diante dos ataques ocorridos no último domingo. O Cultura e Mercado se solidariza ao governo democraticamente eleito e se soma a uma infinidade de instituições culturais (o Ministério da Cultura, diversos museus, orquestras, organizações sociais, sindicatos, entidades de classe e inúmeras associações de diferentes setores) e repudia veementemente os atos ocorridos em Brasília em 08 de janeiro de 2023, com a destruição de patrimônio público, inclusive de obras artísticas e acervos históricos – patrimônio cultural e artístico nacional e parte de nossa identidade -, num golpe irreparável para a memória do país, mas acima de tudo, repudiamos o ocorrido pela tentativa de golpe contra a nossa democracia.
É inaceitável o ataque às instituições democráticas, com depredação do patrimônio público, e a tentativa de se desestabilizar o governo que foi democraticamente eleito e tem que ser respeitado. Esperamos que os responsáveis sejam identificados e punidos e lembramos a todos que há canais de denúncia para quem tiver informações sobre os participantes dos ataques.
Cabe notar que equipes do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – estão trabalhando desde domingo para tentar identificar e recuperar as obras de arte danificadas e a UNESCO já se disponibilizou a colaborar com essa árdua missão. Há também a possibilidade de voluntários se somarem numa força tarefa para emergências do patrimônio cultural, quem tiver interesse, disponibilidade e puder colaborar, segue o link para cadastro:
Que nossa soberana democracia seja respeitada, sempre! Reiteramos nossa solidariedade às instituições atacadas e nosso desejo de que haja plena apuração dos fatos, bem como punição exemplar a todos os envolvidos, para que se restabeleça a paz e se garanta a plenitude do Estado Democrático de Direito.