Fernando Meirelles, Laís Bodanzky, Beto Brant e outros 50 profissionais do setor afirmam que os cineastas que se encontraram com Gil e Gushiken não representam toda a classePor Sílvio Crespo
09/05/2003

Um lista de 53 profissionais do setor de cinema assinam um manifesto que questiona a representatividade dos cineastas que estiveram presente na reunião da última terça-feira, no Rio de Janeiro, em que o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o secretário de Comunicação e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, resolveram rever os critérios de patrocínio cultural das empresas estatais. Haviam comparecido à reunião o cineasta Cacá Diegues e o produtor Luiz Carlos Barreto, entre outros artistas. De acordo com a cineasta Laís Bodanzky, o manifesto foi entregue ontem à Secom e ao Ministério da Cultura.

?Solicitamos que o diálogo entre o Ministério da Cultura, a SECOM, as empresas estatais e os cineastas aconteça através das entidades e associações de classe de todo Brasil e não de forma personalista?, diz o documento. O encontro ainda não foi marcado, mas segundo alguns manifestantes, o MinC teria aceitado dialogar com as entidades.

O manifesto é assinado por alguns dos mais importantes nomes do cinema brasileiro, de Nelson Pereira dos Santos a Fernando Meirelles, incluindo Beto Brant, Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi, Eduardo Coutinho, Paulo Betti, Lucélia Santos, Jorge Furtado, Leon Cakoff, Zita Carvalhosa e outros. O manifesto pede mais ?transparência? na política de patrocínio cultural das empresas estatais, que nos últimos anos teria sido ?privilégio de pequenos grupos?.


Leia abaixo a íntegra do manifesto e a lista dos profissionais de cinema que assinam o documento.

DECLARAÇÃO PÚBLICA

Nós, produtores e realizadores de cinema abaixo assinados, esclarecemos à opinião pública, aos órgãos do governo e à imprensa que o grupo de cineastas que se reuniu no Rio de Janeiro no dia 06 de maio com os Ministros Gilberto Gil e Luiz Gushiken não fala em nome da totalidade dos cineastas brasileiros, ao contrário do que se veiculou na mídia.

Aproveitamos para ressaltar alguns pontos fundamentais:
a) sobre a contrapartida social:
Somos a favor de que a distribuição de incentivos fiscais para a cultura esteja afinada com uma distribuição mais justa de bens culturais em nosso país. Acreditamos que a construção dessa política possa ser traçada rapidamente, entre os produtores e os órgãos de governo, em regime de colaboração e não de forma unilateral.

b) sobre a concessão de recursos públicos que vem sendo praticada nos últimos anos:

Solicitamos um acesso mais democrático, descentralizado e totalmente transparente aos patrocínios culturais das empresas estatais, acabando com o privilégio de pequenos grupos que têm recebido de forma concentrada os recursos concedidos nos últimos anos.

c) representatividade e diálogo:
Solicitamos que o diálogo entre o Ministério da Cultura, a SECOM, as empresas estatais e os cineastas aconteça através das entidades e associações de classe de todo Brasil e não de forma personalista.

08 de Maio de 2003.

Ana Azevedo (RS)
André Klotzel (SP)
André Luís Oliveira (DF)Beto Brant (SP)
Betse de Paula (DF)
Carlos Gerbase (RS)
Cláudio Assis (PE)
Eduardo Coutinho (RJ)
Eduardo Escorel (RJ)
Esdras Rubim (RS)
Euclides Moreira (MA)
Fernando Meirelles (SP)
Frances Vale (CE)
Geraldo Moraes (DF)
Giba Assis Brasil (RS)
Helvécio Ratton (MG)
João Batista de Andrade (SP)
Joel Zito Araújo (BA)
José Roberto Torero (SP)
Jorge Furtado (RS)
Laís Bodanzky (SP)
Leon Cakoff (SP)
Lili Caffé (SP)
Lírio Ferreira (PE)
Lucas Amberg (PR)
Lucélia Santos (RJ)
Luiz Bolognesi (SP)
Luis Fernando Carvalho (RJ)
Mallu Moraes (DF)
Manfredo Caldas (DF)
Marcelo Mazagão (SP)
Marcos Moura (CE)
Marcelo Laffitte (RJ)
Márcio Curi (DF)
Margarita Hernandez (CE)
Nando Olival (SP)
Nelson Pereira dos Santos (RJ)
Patrick Leblanc (SP)
Paulo Betti (RJ)
Paulo Boccato (ABD-SP)
Paulo Caldas (PE)
Paulo Halm (RJ)
Paulo Morelli (SP)
Paulo Sacramento (SP)
Renata de Almeida (SP)
Renato Barbieri (DF)
Ronaldo Duque (DF)
Rosemberg Cariri (CE)
Sara Silveira (SP)
Tibico Brasil (CE)
Vladimir Carvalho (DF)
Walter Lima Jr. (RJ)
Wolney Oliveira (CE)
Zita Carvalhosa (SP)


Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *