Na próxima segunda-feira (20), a partir do meio dia, haverá uma manifestação artística pacífica proposto por Silvia Leblon, palhaço Spitulina (Grupo IVO 60/Movimento Palhaçada) pelo direito constitucional de fazer arte nas ruas e de passar o chapéu – porque gorjeta não é comércio, é doação! -, contra a “Operação Delegada” da Prefeitura e Polícia Militar de São Paulo, que inibe, proíbe e expulsa os artistas, alegando ser essa uma atividade de comércio ilegal.
O cortejo sairá do MASP, seguindo até a esquina da rua Augusta, atravessando a avenida e voltando pela calçada do Conjunto Nacional até a altura da do prédio da Gazeta, atravessando novamente a avenida e seguindo pela calçada de volta ao MASP, com a leitura da Carta-manifesto pró artistas de rua.
Durante o cortejo, alguns artistas coletarão assinaturas da população em apoio à causa dos artistas de rua e distribuirão panfletos com os dizeres: EU APÓIO OS ARTISTAS DE RUA! Todo o percurso será feito pelas calçadas sem intervir no fluxo de trânsito local de automóveis.
É fundamental que haja um quórum considerável pra que a manifestação tenha força. Quem quiser participar da organização, confeccionar cartazes, ensaiar músicas e performances, pode comparecer no Nosso Espaço dia 19 às 17h à Rua Cardoso de Almeida, 54, 3ºandar – Perdizes, perto do metrô Barra Funda. Tel.: 2478-2451.
A prefeitura alega que, ao cobrarem por suas performances, os artistas exercem atividade comercial e, portanto, precisam de autorização específica para trabalhar (conforme publicado no CeM).