O ator Celso Frateschi, que atualmente dirige o Departamento de Teatro da Prefeitura de São Paulo, foi secretário da cultura de Santo André e participou de resistência ao regime militar03/01/2003

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, anunciou no dia 2 de janeiro, em Brasília, o nome do novo secretário da cultura, o ator Celso Frateschi, que interpreta o anjo Ezequiel, da novela “O Beijo do Vampiro”, da Rede Globo. Marco Aurélio Garcia, que dirigiu a pasta até o final de 2002, assumirá o cargo de assessor internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente, Celso Frateschi dirige o Departamento de Teatro da Prefeitura de São Paulo. No cargo, o ator realizou projetos como o Formação de Público, que atendeu a cerca de 100 mil estudantes paulistanos, e o Teatro Vocacional, que promove grupos de teatro não-profissional na cidade, atingindo mais de 800 artistas. Frateschi foi secretário da cultura da Prefeitura de Santo André (SP), na segunda gestão do prefeito Celso Daniel. Trabalhou no Teatro de Arena, com o Teatro Jornal, que transformava as notícias do jornal em teatro. Essa experiência, segundo a Prefeitura de São Paulo, foi a semente do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, e servia como uma forma de resistência ao regime militar, divulgando informações por meio da linguagem teatral.

Durante as décadas de 70 e 80, ele trabalhou com teatro nos núcleos de alfabetização da igreja católica e no movimento sindical. Nos anos 80, organizou as mostras de teatro de professores e alunos e oficinas de Teatro-educação da Apeoesp (Asociação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de são Paulo). Celso Frateschi é também um dos criadores do grupo Ágora, que desenvolve projetos teatrais voltados para as questões de cidadania.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *