A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o secretário de Cultura do estado de São Paulo, Marcelo Araújo, tiveram uma primeira reunião de trabalho na última sexta-feira (19/10). Eles destacaram que o entendimento que mais avançou foi o do aumento dos pontos de cultura no estado de São Paulo.

A ministra também falou sobre buscar uma parceria mais forte entre o estado e a Secretaria da Economia Criativa, com o lançamento do Criativa Birô (escritório voltado para o atendimento e suporte técnico a profissionais criativos e que tem a finalidade de contribuir para a sustentabilidade econômica, com foco nos micro e pequenos empreendimentos).

O Ministério da Cultura trabalha pela implantação de escritórios em todas as unidades da federação e isso tem de ser feito em convênios com os governos dos estados. Já estão firmados convênios entre o MinC e seis estados: Acre, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Mais seis estados estão em processo de conveniamento: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará, Paraná e Mato Grosso.

A secretária da Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, esteve com a ministra na agenda em São Paulo e explicou que, em cada um dos estados, os Criativas Birôs serão articuladores de políticas, programas e ações do setor público e de instituições parceiras com a missão de integrar a oferta de serviços existentes nos estados e trabalhar isto junto aos setores criativos, aproximando os criadores de linhas de crédito, atividades de capacitação e qualificação profissional, canais de distribuição e comercialização de produtos, eventos especializados, dentre outros serviços.

Arenas – Mais um ponto abordado na reunião foi a implantação das Arenas Culturais no estado de São Paulo. O secretário observou à ministra que o governo estadual procura que o investimento não seja apenas temporário, mas que o recurso possa ser usado na recuperação de um prédio público. A ministra considerou que vai tentar viabilizar que o investimento fique como legado.

A proposta das Arenas Culturais é reunir em 12 espaços simultâneos – cidades-sede da Copa – mostras e circulação da produção cultural brasileira, seja na gastronomia, design, moda, dança, teatro, música, afro-brasileira, indígena, permitindo a quem visitá-las uma visão mais ampla da riqueza cultural do Brasil.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *