Medida aprovada pela Prefeita de São Paulo isenta salas de IPTU e ISS; contrapartida será a exibição de filmes nacionais durante 73 diaswww.culturaemercado.com.br
13/01/2004
A Prefeita Marta Suplícy sancionou, no dia 7 de janeiro, a lei 13.712, que isenta os cinemas de rua e os de galeria de pagar o IPTU e parte do ISS. Os cinemas de shopping ficam excluídos do benefício, que tem o objetivo de reverter a tendência de fechamento das salas populares como os cines Astor, Alvorada e Gazeta.
Em contrapartida, para usufruir dos descontos, cada sala terá de exibir filmes nacionais de longa metragem durante 73 dias- dez a mais do que o exigido pela legislação federal, destinar 110% do valor da isenção em ingressos a alunos de escolas públicas, jovens, idosos e beneficiários de programas da prefeitura além de promover atividades educativas relacionadas a obras cinematográficas.
A nova lei, idealiazada pelo vereador Nabil Bonduki(PT), ainda precisa ser regulamentada e deverá servir de estímulo para a reabertura de antigos espaços do cinema, fechados e ainda sem ocupação, tanto no Centro quanto nos bairros mais afastados.
Copyright © 2001 Cultura e Mercado. Todos os direitos resevados. All rights reserved