Tida como provocadora, debochada e democrática, mas ao mesmo tempo subserviente, a Arte Pop ganha discussão em São Paulo no próximo dia 24

Discutir o estado atual da Arte Pop, analisando a relação entre o efêmero e o banal é o principal objetivo de Pop-up, que será realizado dia 24 no espaço cultural do Instituto Gtech, em São Paulo.

Segundo Maria Benites, especialista no assunto e consultora do evento, “a Arte sempre teve um papel fundamentalmente crítico em relação à sociedade na qual está inserida. Ignorando a questão da moral e perseguindo a da ética, como a primeira e a última de suas questões, a Arte se especializou em ironizar mitos e dogmas. É objetivo da Arte mandar recados que de tão óbvios tornam-se irônicos, e a  Arte Pop foi uma entre as tantas formas de renovar e recriar a ironia. Desrespeitando o respeitado e procurando alternativas para o conflito entre Arte e  Indústria Cultural, o Pop cria e recria mitos e ícones enquanto não leva nem a si mesmo a sério.”

Massimo Canevacci, antropólogo italiano, e André Martinez, articulador de políticas culturais são os convidados do debate. Ambos são profissionais que convivem e refletem a arte em sua complexidade e abrangência e buscarão compreender como, atualmente, os elementos do pop são absorvidos pela Arte.

O Encontro é uma realização dos institutos Pensarte e Gtech com a coordenação da Brant Associados e será no Espaço Cultural do Instituto Gtech às 20h.  O debate acontece dentro do  projeto  Encontros de Arte Cidadania que visa fomentar a  reflexão do papel  da Arte na sociedade e sua contribuição na potencialização do desenvolvimento humano.

Massimo Canevacci é professor de Antropologia Cultural do Departamento de Ciências Sociais e da Comunicação da Universidade La Sapienza de Roma, é autor do recém-lançado Culturas eXtremas, livro que investiga o papel do corpo e seus fetiches visuais na formação das metrópoles em transformação.

André Martinez é diretor-executivo da Brant Associados e do Instituto Diversidade Cultural, vice-presidente do Instituto Vygotskij. É professor titular da Universidade Anhembi Morumbi e autor do livro “Democracia Audiovisual”.


Serviço: “POP UP – A Arte pop no século XXI”
Dia: 24 de novembro, quinta-feira, às 20h
Local: Espaço Cultural Instituto GTECH I Fone: (11) 3825-6600
Al. Nothmann, 1029 – Campos Elíseos- 01216-001 – São Paulo, SP
Vagas limitadas – Entrada Franca

da RedePensarte


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *