Com inauguração marcada para o dia 30 de setembro, a Fábrica de Cultura 4.0, localizada em São Bernardo do Campo, está com 640 vagas em 32 cursos de formação em economia criativa. A etapa de pré-matrícula para os primeiros cursos começa nesta terça-feira (15).
Os cursos serão iniciados em 07/10. Trata-se de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Bernardo. Essa será a 12ª Fábrica de Cultura em São Paulo, a segunda fora da Capital e a primeira a adotar o programa 4.0, que inclui artes tradicionais e tecnologia. A gestão será feita pela organização social Catavento Cultural e Educacional.
A unidade de São Bernardo terá um projeto educacional dedicado à inovação, à tecnologia e à arte. Do dia 15 de setembro até o dia 6 de outubro, os interessados poderão conhecer as atividades que serão oferecidas na Fábrica 4.0 por meio de uma série de videoaulas no canal do Youtube da ” TV F á bricas “.
Os cursos de formação da Fábrica 4.0 de São Bernardo terão como objetivo capacitar jovens de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, de São Bernardo do Campo e das demais cidades do Grande ABC.
Nessa primeira etapa, serão abertas vagas para os cursos: Construindo e Programando Drones; Desenvolvimento e Design de Games; Cultura Maker; Iniciação à Robótica 4.0; Roteiro para Games; Programação de Games e Apps; Iniciação ao Universo Game; Programação e Design de Games. Também serão oferecidas modalidades voltadas às artes, como Teatro, Balé, Dança Contemporânea, Street Dance, Violino e Viola, Violão, Violoncelo, Circo Solo e Malabares.
A pré-matrícula deve ser feita por meio do link: http://inscricao.catavento.sbc.softwaregeo.com.br.
Juntamente com o início das aulas, será aberto à população o acesso ao andar térreo, ao mezanino e a uma parte do primeiro pavimento da Fábrica. Também ocorrerão projeções mapeadas na fachada externa do prédio. Em uma segunda etapa de funcionamento, programada para iniciar em junho de 2021, serão entregues o primeiro e o segundo pavimentos completos e o auditório. O número de cursos será então ampliado para 103 e o de vagas, para 2.100 por ano. O funcionamento total do equipamento está previsto para o final de 2021, com a oferta de 308 cursos e 4.185 vagas por ano.
Com 5.428 metros quadrados, a Fábrica de Cultura 4.0 de São Bernardo do Campo terá ainda uma estrutura de coworking para incentivar a troca de experiências entre empreendedores e agentes culturais. Também disponibilizará a primeira Bibliotech do programa, uma biblioteca digital com um acervo de mais de 20 mil títulos. Serão oferecidos 10 tablets para leitura no local e mais 200 logins “volantes” para acessos por meio de celulares, tablets e computadores na biblioteca ou na casa do frequentador. Além desta novidade, a Bibliotech manterá um acervo físico com títulos voltados às tecnologias 4.0, inovação, empreendedorismo e literatura.
A Fábrica 4.0 segue o conceito de um novo espaço para um novo tempo. O modelo, incluindo seu projeto educacional, é voltando para a quarta revolução industrial, impulsionada pela convergência digital e pela Economia Criativa. No local, artes presencias e digitais darão corpo para as propostas de formação e fruição da criatividade, da inovação e da tecnologia. Este conceito será adotado em todas as Fábricas futuras. Ele, aos poucos, também chegará às unidades já em funcionamento.
Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027.…
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…