Ouro Preto (MG) e Corumbá (MS) serão algumas das cidades contempladas. “Fora do eixo Rio-São Paulo, os museus serão muito qualificados”, prevê o coordenador do Programa Monumenta26/02/2003
O Ministério da Cultura anunciou a criação de cinco novos museus nacionais em cidades onde se desenvolvem ações do Monumenta, programa executado pelo Ministério da Cultura em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os museus a serem construídos são: Museu do Barroco, em Congonhas do Campo (MG), Museu Aleijadinho, em Ouro Preto (MG), Museu Antropológico e Arqueológico do Pantanal, em Corumbá (MS), Museu da Cultura Afro-Brasileira, em Salvador (BA), e Museu do Rio São Francisco, em Penedo (AL).
Segundo o coordenador-geral do Programa Monumenta, o arquiteto Marcelo Carvalho Ferraz, os museus serão concebidos levando-se em conta aspectos de modernidade e agilidade. Ele ressaltou a questão da importância da descentralização cultural. “Fora do eixo Rio-São Paulo, os museus a serem instalados serão muito qualificados”, disse o coordenador.
No mês de abril, em Congonhas, haverá um seminário em torno da conservação das esculturas em pedra. O Museu do Barroco incluirá o funcionamento de um centro de estudo sobre a pedra-sabão, utilizada por Aleijadinho nas estátuas dos 12 Profetas, que se encontram no Santurário de Bom Jesus do Matosinhos.
O programa Monumenta procura responder à necessidade de revitalização de centros históricos urbanos do Brasil. Parte dos recursos para a construção dos museus ou para a adaptação de construções que abriguem essas instituições virá do programa.