Órgão será chefiado por Sérgio Mamberti; sua atual Secretaria, de Música e Artes Cênicas, será desmembradaPor Israel do Vale
e Sílvio Crespo
www.culturaemercado.com.br
08/08/2003

O Ministério da Cultura começa a definir o quadro de reestruturação que vem sendo esboçado desde o início do ano. A última novidade é a criação da Secretaria do Direito Autoral e Diversidade Cultural, que será ocupada por Sérgio Mamberti, hoje secretário nacional de Música e Artes Cênicas. Atualmente, não existe no MinC uma instância especializada em diversidade cultural. Na área de direito autoral, há apenas uma coordenadoria sem status de secretaria, com equipe bastante modesta.

O instituto que será criado para administrar o conjunto dos mecanismos de fomento à Cultura será ocupado pelo atual chefe de gabinete do ministro Gilberto Gil, o jornalista Sérgio Xavier. No seu lugar, assume o atual representante do MinC no Rio de Janeiro, o jornalista Sérgio Sá Leitão. O projeto de reestruturação do Ministério já está em sua 19ª versão. O formato final depende de consenso entre o MinC, o Ministério do Planejamento, e a Casa Civil.

A reestruturação prevê a divisão da Secretaria de Música e Artes Cênicas com um secretário para cada área. As duas pastas estão indefinidas neste momento ? uma pela saída de Mamberti, a outra pela desistência do antropólogo Hermano Vianna, que iria ocupá-la. Outra cadeira ainda sem ocupante é a da Secretaria do Livro e Leitura, vaga desde a morte de Waly Salomão.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *