Primeiro Edital da ação Griô vai conceder 188 bolsas de R$ 350,00 para mestres e griôs envolvidos em 39 Pontos de Cultura.

O Ministério da Cultura divulga o resultado do primeiro edital da ação Griô, do Programa Cultura Viva, que concede bolsas-auxílio de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) por mês, por um ano, a mestres e griôs da cultura oral brasileira.

O edital, da Secretaria de Programas e Projetos Culturais (SPPC), foi direcionado aos 509 Pontos de Cultura vinculados ao MinC, por meio do Programa Cultura Viva, que desenvolvem trabalhos com a comunidade em atividades de arte, cultura, cidadania e economia solidária.

Serão distribuídas 188 bolsas para mestres e griôs envolvidos nos 39 projetos selecionados de Pontos de Cultura. A contribuição visa dar condições financeiras para os multiplicadores da cultura popular continuarem realizando seu trabalho junto às escolas e comunidades.

Os mestres e griôs são líderes de grupos e associações locais, que trabalham com a tradição oral e manifestações da cultura popular, respeitados e influentes nas comunidades de origem, tais como: mestres congadeiros, capoeiristas, pães e mães de santo, folião de reis e bois, jongueiros, cantador de quadrilhas, entre outros.

A primeira parcela da bolsa estará à disposição dos classificados nas agências da Caixa Econômica Federal, a partir do dia 20 de abril de 2007. Aqueles que ainda não possuem conta na Caixa Econômica Federal, deverão abrir uma conta para receber o auxílio. O resultado da seleção foi publicado no Diário Oficial da União de hoje, 12 de março.

Durante todo o ano de 2007, a equipe do Programa Cultura Viva, do MinC, realizará encontros regionais e nacionais com os Pontos de Cultura contemplados, junto com os mestres e griôs, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos projetos e de estruturar uma rede da tradição oral no país.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *