Representante da Unesco no Brasil congratulou o Governo Brasileiro, especialmente o MinC, pelos esforços em defender e ratificar os instrumentos internacionais sobre a Diversidade Cultural.

O representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, congratulou o Governo Brasileiro, especialmente o Ministério da Cultura, pelos esforços em defender e ratificar os instrumentos internacionais sobre a Diversidade Cultural. Neste sentido, ressalta-se a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada em outubro de 2005, em Paris, durante a 33ª Conferência Geral da Unesco.

A congratulação ocorreu durante o seminário As Nações Unidas: paz, direitos humanos e desenvolvimento em um novo cenário internacional, que aconteceu na terça-feira, dia 24 de outubro, em Brasília, no Palácio do Itamaraty, em comemoração aos 61 anos da ONU.

Durante o evento, Defourny afirmou que “para um país como o Brasil, fundado no pluralismo cultural, é relevante e significativo ser signatário destes instrumentos. A Diversidade Cultural anda de mãos dadas com a Cultura da Paz, que almejamos para o novo milênio”.

Segundo Vincent Defourny, a “Cultura da Paz” do novo milênio se apóia, dentre outras coisas, em conceitos já defendidos pela Unesco, como a noção de Diversidade Criadora. “Nesse aspecto, o Brasil é um exemplo a ser seguido, já que, indubitavelmente, é um país que tem em sua diversidade cultural e racial, provavelmente, seu maior patrimônio”, ressaltou.

Um dos exemplos do esforço e do interesse do Ministério da Cultura em torno do tema está relacionado aos períodos dos debates, da troca de idéias, da elaboração e, finalmente, da aprovação da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. O documento busca a garantia da igualdade de condições para as manifestações culturais e também a proteção contra as conseqüências da padronização da cultura. No momento, é necessário que o texto seja ratificado.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *