Foto: F.Mafra
A aprendizagem da arte e da cultura nas escolas constitui uma das estratégias mais poderosas para a construção da cidadania cultural.

A presença da arte na educação, através da educação artística e da educação pela arte, contribui ao desenvolvimento integral e pleno de crianças e jovens.

A Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) dedica parte de suas ações ao fortalecimento dos vínculos entre educação e cultura no âmbito dos sistemas escolares. Para tal fim, foi estabelecido este objetivo estratégico no marco de seus programas educativos e culturais.

Trata-se de um desafio a alcançar tanto no âmbito formal como no não-formal e ao que devem responder de maneira coordenada os Ministérios da Educação e da Cultura, junto com organismos e entidades vinculadas à sociedade civil, com o fim de gerar espaço de apoio à construção da cidadania cultural e à formação de públicos para as artes.

Leia o artigo MinC e MEC: dois ministérios, um único objetivo, de Marcelo Gruman, na íntegra.

Leia também o artigo Caminhos da cidadania cultural: o ensino de artes no Brasil, do mesmo autor.


Antropólogo e especialista em gestão de políticas públicas para a cultura. Administrador cultural da Funarte.

1Comentário

  • Mauro Band, 5 de março de 2010 @ 16:29 Reply

    Só teremos um país justo quando educação e cultura forem tão importantes quanto água e comida. Educação sem cultura é informação sem qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *