Gilberto Gil recebe o diretor geral da FAO, órgão da ONU para a agricultura e alimentação, para planejar show beneficente. Evento já foi realizado em 114 países17/02/2003
O Tele-fome, show beneficente com objetivo de arrecadar dinheiro para o Programa Fome Zero, já está sendo planejado pelo Ministro da Cultura Gilberto Gil. Na última quinta-feira, dia 13, o diretor geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), Jacques Diouf, foi a Brasília para dar início, junto cmo o ministro, aos trabalhos do Tele-fome. A FAO será parceira do MinC na organização do evento.
Versão brasileira
Com o nome de Tele-Food, o evento já foi realizado em 114 países desde 1997, com a participação de inúmeras celebridades. O próprio ministro já participou do evento, quando foi realizado na Jamaica, em 2002. Na ocasião, Gil apresentou-se apresentou-se ao lado de Jimmy Cliff e Miriam Makeba. Andréa Bocelli, José Carreras, Tony Bennett, Antonio Banderas e Luciano Pavarotti também já deram sua contribuição. O concerto é transmitido pela televisão para todo o mundo, mais ou menos no modelo do Criança Esperança. A versão brasileira será realizada pela primeira vez já em 2003, segundo o Ministério da Cultura.
Durante o show os artistas conclamam a sociedade para os riscos da insegurança alimentar e da fome no mundo, convocando todos aqueles que têm condições de contribuir. No projeto, está prevista a criação de um fundo especialmente para guardar o dinheiro arrecadado com o show. De acordo com o MinC, várias empresas já aderiram a campanhas nos mais de mil Tele-foods já realizados mundo afora.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.