O MinC e a Petrobras lançarão hoje, dia 14 de de maio, o 1º Edital Petrobras de Festivais de Música, além de novos editais e projetos de fomento à cultura nas diversas áreas de atuação da Funarte.

O MinC e a Petrobras lançarão hoje, dia 14 de de maio, o 1º Edital Petrobras de Festivais de Música, além de novos editais e projetos de fomento à cultura nas diversas áreas de atuação da Fundação Nacional de Arte (Funarte).

O 1º Edital Petrobras de Festivais de Música é uma parceria do MinC com a Petrobras e sua gestão será realizada pelo Instituto Moreira Salles, que vem fazendo o mapeamento dos festivais brasileiros. . Serão destinados R$ 2,5 milhões para apoio a festivais de todo o país que favoreçam a circulação e a divulgação da produção musical brasileira. O prazo das inscrições termina em 29 de junho.

O Edital, que será lançado às 11h, no Salão Portinari, do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, é uma iniciativa inédita do Governo Federal que visa fortalecer o circuito de festivais, que representam hoje o principal canal de circulação dos artistas brasileiros pelo país. Além disso, procura estimular a ampliação das atividades previstas nos festivais, incluindo oficinas de capacitação, ações de promoção de negócios e ampliação da divulgação dos artistas por meio de articulação com rádios.

O Regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis a no site www.editalfestivaisdemusica.com.br

No mesmo dia e local, às 16h30min, será realizada coletiva de imprensa para apresentar os editais de fomento às áreas de música, teatro, dança, circo e artes visuais, em parceria com a Fundação Nacional de Arte (Funarte). Em ambos os eventos, estarão presentes o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o gerente executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa.

Na ocasião, serão lançados os editais públicos de fomento às artes da Funarte, patrocinados pela Petrobras, que incluem os prêmios “Edital Funarte de Fomento ao Teatro Myrian Muniz”, “Edital Funarte de Fomento à Dança Klauss Vianna”, “Edital Funarte de Fomento ao Circo Carequinha”, “Conexões Artes Visuais” e “Ação Funarte para Orquestras”. Também serão apresentados os patrocínios aos projetos “Painéis Funarte de Regência”, “Edição de Partituras para Bandas” e “Sala Multilingüagem Palácio Carequinha”, além de anunciar as novidades sobre o projeto Pixinguinha.

O evento também contará com a presença do presidente da Funarte, Celso Frateschi, que irá detalhar as principais alterações trazidas pela nova direção.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *