Até 2010, o Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, pretende implantar, em todo o país, 150 Pontos de Cultura Indígenas, por meio de um acordo de cooperação firmado com a Fundação Nacional do Índio (Funai). A primeira etapa prevê o investimento de R$ 6,47 milhões para apoiar Pontos de Cultura em 30 comunidades indígenas de cinco Estados: Acre, Amazonas, Mato Grosso Rondônia e Roraima.
O anúncio da iniciativa será feito às 16h desta quinta-feira, dia 16 de abril, durante as comemorações da Semana dos Povos Indígenas, no Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental Oeste – Praça do Buriti em Brasília, e contará com as presenças do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do presidente da Funai, Márcio Meira, entre outros.
Segundo o MInC, outros 60 Pontos de Cultura serão implantados até o fim de 2009, e os 60 restantes até 2010. O objetivo é que com a implantação dos novos 150 Pontos de Cultura Indígenas, o Ministério possibilite que comunidades de difícil acesso recebam recursos do Governo Federal para potencializar suas atividades, valorizando a diversidade cultural brasileira.
Diferente do processo que vem sendo adotado pelo MinC, de seleção dos Pontos de Cultura por meio de edital público – hoje já são mais de 2 mil apoiados no país, sendo 33 em comunidades indígenas – as comunidades discutirão de que forma serão implantados os Pontos de Cultura Indígenas. Para a primeira etapa, a Funai firmou um termo de parceria com a Associação Cultura e Meio Ambiente (ACMA) – Rede Povos da Floresta, para reunir e capacitar as comunidades indígenas dos cinco Estados beneficiados. Os 30 Pontos de Cultura serão divididos em três pólos: Alto Rio Juruá (Marechal Thaumaturgo – AC), Alto e Médio Rio Negro (São Gabriel da Cachoeira – AM) e Escola dos Professores Indígenas (Rio Branco – AC). As primeiras atividades serão as Rodas de Conversa, principal estratégia da Rede Povos da Floresta para mobilizar, apresentar e validar as iniciativas pensadas junto às lideranças indígenas envolvidas.
Após as Rodas de Conversa, os Pontos de Cultura serão implantados nas comunidades, com a adequação dos espaços físicos e instalação dos equipamentos e do sistema de conexão via satélite, apoiados pelo Ministério das Comunicações, através do programa Gesac. Cada comunidade receberá um kit multimídia com computador, DVD, câmera filmadora, câmera digital fotográfica, caixas de som, microfone, etc.
Em seguida, haverá a fase de capacitação para inclusão digital e audiovisual, a ser realizada com a parceria do Ponto de Cultura Vídeo nas Aldeias, de Olinda. A última etapa consiste na socialização dos produtos culturais entre os envolvidos e realização de encontros entre os Pontos de Cultura, o que permitirá a articulação de uma rede social indígena.
* Com informações do MinC