O Ministério da Cultura anunciou, na última quinta-feira (28) em Teresina-PI, o lançamento do programa Rouanet Nordeste. Serão R$ 50 milhões investidos em ações culturais, visando a nacionalização e democratização dos recursos de incentivo à cultura, com ações afirmativas e de acessibilidade, voltadas a projetos de impacto social relevantes na região Nordeste, além do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.

O programa tem o objetivo de valorizar iniciativas de pequenos municípios e de gestores culturais que ainda não foram beneficiados pela Lei Rouanet. Além disso, dá ênfase a manifestações culturais de grupos historicamente marginalizados, como pessoas negras, indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas, populações nômades, povos ciganos, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e outros em situação de vulnerabilidade.

Abrangendo cinco áreas artísticas – Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música e Literatura – os recursos serão viabilizados por adesão de empresas estatais, como Banco do Brasil, BNB, Petrobras, Correios, Caixa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Infraero, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e outras.


editor

2Comentários

  • Marta Costa, 4 de dezembro de 2024 @ 10:57 Reply

    Gostaria de informações para elaborar um projeto cultural de artes visuais, como conseguir um incentivo para a realização.

  • Ronildo Cabral de Sousa, 6 de dezembro de 2024 @ 8:23 Reply

    “…valorizar iniciativas de pequenos municípios…”
    O que se considera como “pequenos municípios” ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *