Até o dia 15 deste mês, o secretário do SAV/MinC, Orlando Senna, estará na cidade de Havana, em Cuba, para participar de uma série de atividades no “28° Festival Internacional del Nuevo Cine Latino-Americano”.Até o dia 15 deste mês, o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC), Orlando Senna, estará na cidade de Havana, Cuba, para participar de uma série de atividades no “28° Festival Internacional del Nuevo Cine Latino-Americano”.

Um acordo de cooperação cultural entre a SAV/MinC e o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica, presidida por Omar González, será firmado durante o evento. Trata-se do programa ‘escambo’, ou de intercâmbio, de filmes entre os dois países. Ele permitirá a exibição anual de cinco longas brasileiros em Cuba, e de cinco longas cubanos no Brasil.

Para Orlando Senna, o acordo representa mais um passo para a reintegração latino-americano do país e o estreitamento de laços com Cuba. “Segundo nossa proposta, o produtor brasileiro não receberia nada pela exibição de seu filme em Cuba, mas, em compensação, seria dono dos direitos de exibição de um filme cubano aqui e poderia explorar essa axibição”, afirma o secretário do Audiovisual.

Um acordo semelhante, de distribuição entre Brasil e Argentina, foi fechado em agosto deste ano e conta com oito títulos de cada país.

Ainda durante o festival cubano, Orlando Senna irá se reunir com a direção da Escola de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños para acertar detalhes relativos à parceria de ajuda e manutenção de alunos brasileiros em Havana, que foi retomada pelo MinC, em 2003. A idéia é dar continuidade ao convênio da SAV com a escola.

Fonte: Comunicação Social / Minc


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *