O Ministério da Cultura publicou, no Diário Oficial dessa quinta-feira (6), uma nova instrução normativa referente ao Programa Nacional de Apoio à Cultura, estabelecendo procedimentos relativos à captação, execução, prestação de contas e avaliação de resultados de projetos para o apoio ao desenvolvimento sustentável de territórios criativos.

A IN 13/2024 complementa a IN 11/2024, trazendo as seguintes alterações:

  • Foco em Territórios Criativos: estabelece procedimentos específicos para projetos de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Criativos. Ela define que esses projetos são voltados para o fortalecimento da Economia Criativa em uma determinada região, valorizando expressões e produtos culturais locais e permitindo à população local a autodeterminação para estabelecer objetivos e prioridades.
  • Critérios e Atividades Elegíveis: especifica que as propostas devem contemplar atividades formativas, mapeamento ou diagnóstico dos ecossistemas criativos, estudos e pesquisas, ferramentas de gestão, suporte para criação de negócios criativos, manutenção de espaços culturais, e realização de eventos culturais. Essas propostas devem ser apresentadas por pessoas jurídicas com finalidade cultural comprovada.
  • Flexibilidade Orçamentária: permite que os limites e valores máximos previstos na IN 11/2024 possam ser superados pelos projetos de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Criativos. Isso oferece maior flexibilidade orçamentária para esses projetos específicos.
  • Remuneração dos Proponentes: introduz a possibilidade de remuneração dos proponentes com recursos captados, desde que os serviços prestados ao projeto estejam previstos no orçamento analítico e não ultrapassem 50% do valor captado.
  • Relatórios e Monitoramento: exige a emissão de relatórios de acompanhamento anuais, descrevendo os impactos obtidos e monitorando a comprovação do alcance das etapas. A avaliação de cumprimento do objeto será baseada na análise desses relatórios.

Para acessar a publicação na íntegra, clique aqui.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *