O Ministério da Cultura quer que um terço de municípios mineiros, ou 284 cidades, integrem o Sistema Nacional de Cultura (SNC) até junho deste ano. Atualmente, apenas 62 estão no sistema, criado para estimular e articular as políticas públicas culturais implantadas pelos Governos Federal, Estadual e municipais.
A meta foi anunciada pela chefe da representação regional Minas Gerais do MinC, Cesária Alice Macedo, em audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado, na tarde desta terça-feira (27/3), na Câmara Municipal de Uberlândia.
Dentre as intenções do governo está o aumento do número de teatros, cinemas e polos de cultura nos municípios. A representante do MinC informou que, para 2012, o Conselho do Fundo Nacional de Cultura aprovou 40% do valor global do orçamento do fundo para transferência aos Estados e municípios que já aderiram ao SNC.
*Com informações do site do MinC