O Ministério da Cultura (MinC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realizarão, nos dias 9 e 10/12, no Rio de Janeiro, a segunda rodada de uma série de encontros para discutir a política de digitalização, preservação, e integração de repositórios e  acervos  culturais digitais.

Os encontros contarão com a presença do coordenador-geral de Cultura Digital do MinC, José Murilo Júnior, e representará uma contribuição do ministério aos debates sobre do Grupo de Trabalho sobre conteúdos, aplicações e serviços do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).

Além de representantes do MinC e da RNP, estarão presentes técnicos e profissionais de instituições que têm como missão a preservação de acervos e repositórios digitais, como a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Biblioteca Brasiliana da Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

O workshop é o segundo de uma série de encontros técnicos previstos no projeto-piloto que a RNP mantém com o MinC. As instituições são parceiras no projeto que visa conectar a comunidade da cultura à rede acadêmica brasileira, a rede Ipê, incentivando o uso inovador desta rede na produção em colaboração e na disseminação de conteúdos culturais.

A parceria entre o MinC e a RNP se iniciou em 2005, com o uso do serviço de vídeo digital da RNP para a transmissão  do ciclo de debates “O silêncio dos intelectuais”.

Com o intuito de institucionalizar e aprofundar a relação entre as duas instituições, em 2008, o ministério sinalizou o interesse em integrar o Programa Interministerial de Manutenção e Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PIMM/RNP) juntamente com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério da Educação (MEC). Paralelamente, MinC e RNP iniciaram, neste mesmo ano, um projeto-piloto tendo com um dos seus objetivos conectar algumas instituições culturais federais às redes operadas pela RNP. Com isso, 11 instituições do MinC se conectarão a infraestrutura de rede avançada operada pela RNP.

Além da conexão, o projeto vem realizando um trabalho de identificação das possibilidades abertas para a cultura pelo Programa Interministerial de Manutenção e Desenvolvimento da RNP e pelas redes avançadas.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.


contributor

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *