A ministra da Cultura, Marta Suplicy, visitou a Fundação Cultural Palmares na última quinta-feira (20/9). Durante o encontro, discutiu com o presidente da Fundação, Eloi Ferreira de Araujo, e diretores a estrutura, o orçamento e as atividades programadas.
Em destaque, trataram do projeto “Quilombo Cultural”, iniciativa que mapeia o patrimônio e capacita associações e produtores culturais nos quilombos. Também falaram da recuperação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga (AL), espaço que recria o ambiente da República dos Palmares, onde viveu e morreu Zumbi.
Outro assunto em pauta foi a implantação de 10 Núcleos de Formação de Agente Cultural da Juventude Negra (NUFACs), nas cinco regiões do país.
Eloi Araujo apresentou para a ministra a maquete da construção do futuro Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, projeto que envolve a criação de estrutura física e tecnológica para reunir, processar e tornar disponíveis informações sobre a cultura negra no Brasil.
*Com informações do site do Ministério da Cultura