A ministra da Cultural, Marta Suplicy participou, nesta terça-feira (4/12), de encontros com Maria Miller, secretária de Estado para Cultura, Mídia e Esporte do Reino Unido, e com Jude Kelly, diretora artística do SouthBank e presidente do Comitê Organizacional para Cultura, Cerimônias e Educação dos Jogos Olímpicos – Londres 2012.
Maria Miller falou da importância da cultura brasileira na Inglaterra e como a realização das olimpíadas em Londres aumentou essa presença. Reforçou, também, o interesse britânico em estabelecer parceria com o Brasil. Parcerias de longo prazo com impacto no turismo. Também foi apontado o interesse brasileiro para a produção de vídeos de formação cultural, o que ficou de ser encaminhado pelo governo inglês junto aos museus britânicos, através da Secretaria de Estado.
Já Jude Kelly colocou à disposição a expertise do SouthBank na capacitação de gestores e administradores na área cultural. O SouthBank é uma instituição notável por trabalhar com a educação para as artes não só com escolas, mas, também, com comunidades e artistas. Já há projetos no Brasil, (Salvador), apoiados pela instituição.
Durante ambas as conversas, o tema da presença da cultura nas políticas externas dos países, para além da economia ou diplomacia, foi tratado. Este conceito tem ganhado cada vez mais força no Mundo com o nome de Soft Power.
Nos dois encontros, a ideia de CEUs das Artes brasileiras no exterior foi exposta e amadurecida.
O primeiro deles será na Embaixada brasileira em Londres, onde se aproveitará um salão de 300 metros na lateral da entrada da Embaixada. A ideia, em um primeiro momento, é dar conhecimento da cultura brasileira e atrair o olhar do britânico para o Brasil além da copa.
Portugal também pode ter um CEU das Artes brasileiras no Espaço Brasil.
*Com informações do site do MinC