No dia 31 de outubro, o ministro Gilberto Gil lança a campanha “Reconhecimento Além do Aplauso”, que divulga o Plano de Previdência Complementar CulturaPrev.
No dia 31 de outubro, próxima terça-feira, às 11h, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, o secretário executivo do MinC, Juca Ferreira, e o presidente da Funarte, Antonio Grassi, participam do lançamento da campanha Reconhecimento Além do Aplauso, que visa divulgar o Plano de Previdência Complementar CulturaPrev.
O Programa CulturaPrev foi lançado na segunda edição do Encontro Funarte de Trabalhadores da Cultura, em outubro de 2004, na cidade de São Paulo. Essa iniciativa se tornou possível por intermédio do Fundo de Pensão para os Trabalhadores da Cultura (Programa CulturaPrev), o Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Arte (Funarte), e o Ministério da Previdência Social, e tem como objetivo garantir à classe artística um Plano de Previdência Complementar.
Antes da criação do programa, profissionais da área cultural no país não tinham nenhuma garantia para viver a Terceira Idade com um mínimo de condições. Segundo o secretário executivo Juca Ferreira, “a idéia de uma aposentadoria complementar dá uma possibilidade do produtor cultural ir fazendo a sua poupança para que no momento que deixar de ser produtivo ele tenha o mínimo de garantia das suas condições de sobrevivência e de uma vida digna”.