MPB sempre boa opção

O presidente da ONG MPB Sempre escreve sobre suas atuações na luta pela melhor difusão de um dos grandes patrimônios brasileirosPor José Augusto Lisboa

Uma canção antiga, dessas bem populares, que invadiram a infância de muita gente, trazia o verso ?o que é bom tá guardado? (sic). É isso e ponto, como agora se diz: ponto. As grandes obras de arte estão guardadas em cofres de bancos internacionais, acessíveis a pouquíssimas pessoas, gente granfa. Que saudade do Dadaísmo. Dinheiro é bom? Do que adianta? Também está guardado. ?Imexíveis?, as maiores fortunas vão passando de geração para geração sem nunca serem tocadas. Coitadinhas, uma solidão só. As jóias estão guardadas a sete chaves, as belas mansões, cercadas. Enfim, tudo que é bom está guardado. É fato.

Não precisa ser um grande pensador nem promover grandes reflexões para se chegar à conclusão de que é criminoso o ato de guardar obras de arte em cofres de bancos. Tal coisa faz muito mal, principalmente aos artistas. É um desrespeito sem tamanho com os artistas, que produzem obras de artes belíssimas para serem vistas por um maior número de pessoas e acabam indo parar na escuridão de um cofre de banco. É de uma insensibilidade isso, não dá realmente para entender.

Agora veja o caso da MPB. Não acontece o mesmo com a música brasileira de qualidade? A MPB foi parar nos cofres (salas, prateleiras individuais, longe do dial). O músico compõe para tocar no rádio. A MPB toca nas rádios? Não, está guardada. Quantas vezes você já ouviu que a MPB é a melhor do mundo? Será que é isso? Parece que funciona assim: ?É bom? É. Então temos que guardar, isso é precioso, tira a mão daí, ninguém mexe e acabou?. E as conseqüências disso: já parou para pensar?

Tudo, tudo leva a crer que na prática é assim que funciona: ?é melhor remediar do que prevenir?. O discurso é o da responsabilidade social, das políticas públicas. E de concreto, o que é feito? Na prática as coisas são bem diferentes. O critério é a baixaria. Quanto pior, melhor. Oferecendo o pior, em detrimento da ótima música que produzimos no Brasil, o que podemos esperar dos ouvintes, do público? Alguém tem dúvida que a programação que está aí, das rádios, contribui para deseducar e distanciar o povo brasileiro da sua cultura de qualidade? Se a gente não tivesse opção ainda daria para entender. Mas pra quem tem, na opinião de muita gente, estrangeira inclusive, a melhor música do mundo, repetindo, a melhor música do mundo, é difícil entender, perdoar.

Convido o leitor a consultar agora mesmo o capítulo V Da Comunicação Social, Artigo 221 da Constituição Federal. Você vai ver que os princípios a que as emissoras de rádio e televisão deveriam atender são outros, totalmente outros. Aliás, divulgar o texto constitucional é um trabalho que temos feito nestes anos. A partir da conscientização, a cobrança dos órgãos competentes. Se você também acredita que alguma coisa está fora da ordem, faça parte. Junte-se à MPB Sempre.

Um pouco de história
A MPB Sempre surgiu após o fim da programação 100% MPB da Rádio Musical FM. Os ex-ouvintes se reuniram e formaram a ONG com o intuito de agregar pessoas que se sentiram prejudicadas com o episódio, para estarem preparadas para a próxima.

Fomos convidados a fazer um programa na Rádio USP para discutirmos os rumos da MPB na mídia. Durante um ano colocamos no ar o ProgramaMPB Sempre – a música brasileira em movimento. Participaram do nosso programa, entre outros, para discutir esse assunto com a gente,Mônica Salmaso, Eduardo Gudin, Professor Pasquale, Ná Ozzetti,Fernando Faro, Vicente Barreto, Solano Ribeiro, Celso Viáfora, Chico Cesar, Soninha, Arrigo Barnabé, Vânia Abreu.

Em vista do descaso para com a MPB (a grande maioria das rádios fecharam as portas para a melhor música do Brasil), a MPB Sempre acredita que para termos um público realmente receptivo à MPB, no futuro, precisamos colocar boa música (e não lixo) para as crianças de hoje.

A partir desse pensamento, começamos a fazer o Programa Vamo Come Canção – o melhor cardápio de música brasileira, em São Paulo, paracrianças – na Rádio Comunitária A Chave FM de Vargem Grande, regiãode Parelheiros. No VCC tocamos Palavra Cantada, Arca de Noé, Cançãodos Direitos das Crianças e o melhor que temos no Brasil para crianças.

Contato: zelgusto.lisboa@uol.com.br

Acessar o conteúdo