O secretário de Estado de Cultura do Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira, e lideranças indígenas representantes de várias etnias no Estado discutem a criação de um Fórum Mato-grossense da Cultura Indígena.
O secretário de Estado de Cultura do Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira, e lideranças indígenas representantes de várias etnias no Estado discutiram, em reunião realizada no dia 24 de abril, a criação de um Fórum Mato-grossense da Cultura Indígena, além da realização de um Festival de Cultura Indígena.
Além de propostas que valorização a cultura popular indígena, os pedidos também incluíram a participação de um representante indígena no Conselho Estadual de Cultura.
O secretário prometeu passar a reivindicação para o governador do Mato Grasso, Blairo Maggi, para que na próxima formação do Conselho exista ao menos um representante do Governo que trabalhe em prol dos índios. Porém adiantou que não acredita existir dificuldades para que os projetos de cultura indígena sejam aprovados.
Outra solicitação feita pelos índios está relacionada com os eventos do dia 19 de abril, que querem ser lembrados durante todo o ano e não somente em determinadas datas. Ferreira também concorda com a idéia e por isso já propôs a realização de fórum para discutir política pública para cultura indígena, com representantes.
O evento ficou pré-agendado para o mês de agosto, mas antes será formada uma comissão de índios para que possa organizar o Fórum, além de buscar parcerias com outros órgãos do Governo, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Organizações Não Governamentais (ONG).
Já o Festival de Cultura Indígena pretende ser um espaço para que todas as etnias possam mostrar um pouco mais da sua cultura. Durante o evento, além de estandes para comercialização dos produtos, haverá também espaço para apresentações de danças, demonstrações dos jogos, pintura corporal, culinária e artesanato.
Os índios que participaram da reunião formarão uma comissão, que ficará responsável por organizar o Fórum e o Festival de Cultura Indígena, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura. Após a formação desta delegação, será realizada uma nova reunião com o secretário João Carlos, para dar início as preparações dos eventos.