Fechado desde o dia 15 de julho, após o furto do quadro “Enterro”, de Cândido Portinari, o MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Pernambuco será reaberto no próximo dia 26, com segurança dobrada e vigilância eletrônica.
A informação é da diretora do museu, Célia Labanca. Segundo ela, a reabertura coincidirá com o início das exposições de dois pintores nordestinos, Heloísa Juaçaba e Paulo do Amparo.
O quadro foi recuperado ontem no Rio de Janeiro. Um suspeito acabou preso.
Atualmente com apenas três seguranças para cuidar de um acervo de 4.000 obras, o MAC, em Olinda, terá seis vigilantes a partir deste mês. Também está em fase final de implantação um sistema de monitoramento eletrônico.
Labanca afirmou que até agora não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a recuperação do quadro e que só soube que ele havia sido encontrado por meio de reportagens e contatos de amigos.
A obra –um óleo sobre madeira medindo 24,5 cm x 33,5 cm– é avaliada em até R$ 1,2 milhão. Ela estava exposta em uma sala sem vigilância eletrônica com outras cinco peças do artista, que não foram furtadas.
O desaparecimento só foi notado quando seguranças se preparavam para fechar o prédio –uma construção do século 18, com grades de ferro no lugar das janelas.
O quadro “Enterro” foi pintado em 1959 e faz parte da fase conhecida como “série azul” de Portinari (1903-1962). A pintura integrava a coleção do escritor e jornalista Assis Cheteaubriand (1892-1968) e foi doada para compor o acervo que deu origem ao museu, em 1966.
Clique aqui para ler a matéria na íntegra.
*Fonte: Folha de S. Paulo (Fábio Guibu)