Versão legalizada do programa de troca de música pela internet deverá ser anunciada no dia 9 com parceria da Microsoft; diferencial será catálogo com 500 mil músicasPor Deborah Rocha
www.culturaemercado.com.br
07/10/2003

O Napster, serviço de distribuição de música pela internet, que faliu em julho do ano passado devido a inúmeros processos por violação de direitos autorais, antecipou a volta de sua versão legalizada. Anunciada no começo do ano para meados do natal, o programa, batizado de Napster 2.0, deve retornar no próximo dia 9 de outubro, em lançamento extraoficial, segundo noticiou o Jornal do Comércio. Sob consultoria do menino prodígio Shawn Fanning, o site será um serviço pago e contará, não apenas com o aval das maiores gravadoras do mundo, como também com a parceria da Microsoft. O lançamento provisório será em NovaYork para mais de 200 executivos e jornalistas.

Novo mercado
Apesar do otimismo, mais de um ano depois, o Napster encontra um mercado diferente, com um número crescente de opções legalizadas nos mesmo moldes dos seus, bem como diversos serviços não autorizados, como o KaZaA, que cresceram graças ao fechamento do rival. O que viabilizará o sucesso da versão 2.0, segundo o porta-voz da empresa Seth Oster, será a oferta de produtos mais atraentes. De acordo com o jornal, o Napster terá opções de downloads independentes e pacotes de assinatura. O catálogo, com 500 mil músicas, será o maior do mercado.

Além disso, a Roxio e a Samsung anunciaram o desenvolvimento de um player que funcionará com o Napster 2.0. No início de outubro, a Microsoft divulgou uma interface especial para o serviço, que será incluída no Media Center da empresa.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *