Net assina Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), em que fica obrigada a digitalizar os sinais dos canais públicos, como TVs Câmara e Senado, comunitários e universitários.

Na última quinta-feira, dia 14 de junho, a Net, maior operadora de TV paga do país, assinou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), em que fica obrigada a digitalizar os sinais dos canais públicos, como TVs Câmara e Senado, comunitários e universitários.

A operadora vem sendo alvo de críticas por esconder esses canais dos assinantes do serviço digital, já que não ficam disponíveis na mesma seleção dos demais canais. Para assisti-los, é preciso desligar o decodificador digital e usar o controle remoto do próprio televisor, o que desestimula o telespectador. Por terem sinal analógico, a qualidade de imagem e som desses canais é bem inferior.

O termo foi proposto pelo Ministério Público Federal, após entidades que representam esses canais acusarem a Net de discriminá-los e de tratá-los como subcategoria.

O TAC determina que a Net digitalize os canais públicos até 31de outubro no Rio e até 31 de dezembro em São Paulo. Cidades como Porto Alegre, Brasília e Campinas já fizeram isso. Fernando de Magalhães, diretor de programação da Net, diz que a digitalização ocorrerá antes desses prazos. Ele diz que a digitalização não ocorreu antes por ‘restrição de freqüência’. ‘Esse acordo ia sair independentemente do Ministério Público. A gente se sente confortável resolvendo o problema para o assinante’, declarou em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *