Solenidade de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Críticos de Arte, com ElviraVernaschi na presidência, será dia 9 de novembro, no Sesc Paulista, em São Paulo.

A nova diretoria da Associação Brasileira de Críticos de Arte será apresentada no dia 9 de novembro, às 20 horas, no Sesc Paulista, à Avenida Paulista, 119. Á frente da ABCA até 2009, estará a doutora em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Elvira Vernaschi.

A primeira novidade desta gestão fica por conta da inclusão de uma nova categoria, os vice-presidentes regionais, criada para promover uma maior interação entre os estados e dinamizar ainda mais as atividades da associação. A região Norte/Nordeste será representada por César Romero e a Centro-Oeste, por Aline Figueiredo. Almerinda da Silva Lopes será a vice-presidente para a região Sudeste e Osmar Pisani para a região Sul.

A diretoria conta ainda com Percival Tirapeli (1º vice-presidente), Lélia Coelho Frota (2ª vice-presidente), Mariza Bertoli (secretária geral), Ana Cristina de Carvalho (2ª secretária), José Armando Pereira da Silva (1º tesoureiro) e Mário Garcia-Guillén (2º tesoureiro). Na comissão de credenciais, responsável pela análise do portfolio daqueles interessados em se filiar à ABCA, estão Carlos Perktold, de Minas Gerais, Nilza Procopiak, do Paraná, e Olívio Tavares de Araújo, de São Paulo.

O principal desafio da associação para o período de 2006 a 2009 será a instalação de uma sede própria para realizar eventos e arquivar e conservar os documentos da entidade desde a sua fundação, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1949. Os planos incluem, ainda, a formação de uma biblioteca com publicações dos associados. “Será um ambiente de consulta na área de artes plásticas, principalmente em história e crítica de arte, e esperamos com isso despertar o interesse de jovens, críticos, curadores, jornalistas e outros profissionais, bem como do público em geral”, diz Elvira Vernaschi.

De acordo com a nova presidente, filiada à ABCA desde o início dos anos 90 e secretária geral da entidade nesta última gestão, além desses há o projeto de publicação de textos de críticos da ABCA sobre as Bienais de São Paulo e outras edições: o terceiro volume da coleção Crítica de Arte, sobre Mario Pedrosa; a realização do Congresso da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) em 2007, exposição sobre a arte moderna brasileira dos séculos XX e XXI durante o congresso, a organização do Painel ABCA Artes e Painel ABCA Crítica de Arte, com exposições de jovens artistas e discussões sobre esses temas, além de outros eventos.

Outros planos da nova diretoria incluem a realização de oficinas, workshops e debates sobre crítica de arte e arte em todos os estados brasileiros. “Vamos continuar os projetos já iniciados, como o Jornal da ABCA, o Prêmio ABCA e a Coleção Crítica de Arte”, garante Elvira.

Nova diretoria

Presidente – Elvira Vernaschi

1º vice-presidente – Percival Tirapeli

2º vice-presidente – Lélia Coelho Frota

Secretária geral – Mariza Bertoli

2° secretária – Ana Cristina de Carvalho

1º tesoureiro – José Armando Pereira da Silva

2º tesoureiro – Mário Garcia-Guillén

Vice-presidências regionais

Região Norte / Nordeste – César Romero/BA

Região Centro-Oeste – Aline Figueiredo/MT

Região Sudeste – Almerinda da Silva Lopes/ES

Região Sul – Osmar Pisani/SC

Comissão de Credenciais

Carlos Perktold – MG

Nilza Procopiak – PR

Olívio Tavares de Araújo – SP

Elvira Vernaschi

A nova presidente da ABCA é doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes/USP. De 1994 a 1998 foi vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea/USP (1994/98), onde trabalhou desde 1969. É membro do Conselho Consultivo de Artes Plásticas da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2006).

Entre suas publicações estão Antonio Gomide (São Paulo: EDUSP/MWM Motores, 1989); O Ensino das Artes nas Universidades (org. com Ana Mae T. B. Barbosa e Lucrécia D’Aléssio Ferrara) (São Paulo: EDUSP, 1993), Quatro Décadas de Arte, in Cat. da Exposição Gomide (São Paulo: Dan Galeria, 2001); Antonio Gomide, un Artista y Hombre de Princípios (Revista South Ward Arts/Latin American Art Review, B. Aires, set./nov. 2001); Siron Franco, a Realidade Inventada, in Catálogo da Exposição Artistas Contemporâneos – Prêmio ABCA 2000/2001 (São Paulo: ABCA/CCBB, 2002); A Arte e os Artistas da Paraíba (São Paulo: Jornal da ABCA, Ano III, No. 6, maio/2004); Flávio Tavares, a Imagem e a Poética do Estranhamento (ensaio crítico), in Eudes Soares da Rocha (org.), “Flávio Tavares – Obras Escolhidas” (João Pessoa: Fundo de Incentivo à Cultura do Gov. da Paraíba, 2005); Zeca Nazaré, uma Poética Consolidada e Atual, in “Zeca Nazaré, Pintor, Desenhista e Artista Gráfico” – Zeca Nazaré (org.) (Manaus: EDUA – Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2005). “2005, o Prêmio ABCA tornou-se importante referência para se saber o que de melhor ocorreu nas artes plásticas em todo Brasil”. São Paulo, Jornal da ABCA, Ano V, No. 10, maio de 2006; “Linha. Forma. Cor. Rigor e Expressividade na Obra de Lazur”. Catálogo da Exposição Paulino Torrubia Lazur, Almacén Galeria de Arte, Rio de Janeiro, 2006. Curadoria recente: XI Salão Paulista de Arte Contemporânea (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2006).

.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *