Página com maior acervo de arte brasileira, transmitirá programação de shows e bate-papos online; reforma pretende facilitar a navegação e diversificar acesso Por Deborah Rocha
www.culturaemercado.com.br
26/08/2003

Centrado na investigação da convergência entre arte e tecnologia, a versão online do Itaú Cultural está agora de cara nova, sem com isso ter mudado de endereço (www.itaucultural.org.br). A diferença está no visual, é claro ? mais ?limpo? que na versão anterior-, mas mais importante do que isso, na facilidade de navegar e encontrar informações, que vão da Enciclopédia de Artes Visuais (com o maior acervo do país) à programação de shows e bate-papos online com personalidades da cena cultural brasileira.

Navegar é preciso
A estréia no dia 22 de agosto, com a transmissão ao vivo do show de Zeca Baleiro, inaugurou a produção de conteúdo e produtos que exploram recursos multimídia e que são formatados especialmente para a veiculação na web. Exemplo disso é o lançamento de uma versão virtual, que utiliza a linguagem dos games, da exposição “Game o quê”, em cartaz na sede da instituição. O internauta faz o percurso virtual da mostra literalmente brincando, com a ajuda do personagem Bit, que assume configurações compatíveis com cada estágio do “jogo”.

Com o novo design, o site busca atender melhor às necessidades de públicos diferentes. Segundo Eduardo Saron, superintendente do Itaú Cultural, o novo site tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura, por meio da transmissão da programação do centro cultural, facilitar a pesquisa de seus bancos de dados, divulgar suas atividades e informações em geral sobre a cultura brasileira e, particularmente, sobre a convergência entre arte e tecnologia.

Custos rotineiros
A elaboração do novo site, diz Saron, foi feita pela equipe interna da instituição, entrando, portanto, nos custos rotineiros do Itaú Cultural. Em relação a parcerias com outras instituições e/ou empresas além do Banco Itaú, o superintendente acrescenta que não houve nenhuma.

No novo site, o usuário poderá visitar ainda as seções de Educação, da revista eletrônica Cibercultura, do Itaulab e do Programa Rumos, entre outros. Vale a visita.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *