Em maio, Cultura e Mercado assina mais uma série de cursos no Cemec, em São Paulo, voltados aos profissionais da cultura e para quem deseja começar a atuar nessa área.
Começa neste fim de semana (3 e 4/5), com o novo curso de Ana Carla Fonseca Reis, Cidades Criativas – Da teoria à prática. A partir da análise de casos práticos de países diversos, o aluno é levado a mergulhar em cidades de escalas, histórias e contextos dos mais diversos, todas buscando se reinventar. Entre os aspectos abordados estão: tendências urbanas, turísticas e comportamentais; espaços e clusters criativos; cultura e transformação urbana. Clique aqui para ver o programa completo.
Já na próxima semana, de 5 a 8 de maio, acontece a Jornada ProAC. Com Inti Queiroz, Camila Alves e Dominique do Amaral, o curso apresenta a lei de incentivo à cultura paulista como oportunidade de negócios, apontando suas funcionalidades e ampliando as possibilidades de atuação dos produtores e profissionais de cultura que a utilizam. Serão abordados o histórico da lei, seu funcionamento teórico e prático (incluindo manuseio do sistema de inscrição de projetos) e a prestação de contas.
De 12 a 15, Gui Afif recebe mais uma turma do curso Captação de Recursos. Destinado a gestores e empreendedores responsáveis pela ativação e viabilização de negócios e projetos culturais, reúne exposições teóricas, exercícios práticos e casos concretos. Afif aborda desde a prospecção até o pós-venda. Clique aqui para saber mais.
Ivan Teixeira, que já trabalhou na produção de filmes como “Tainá 2”, “Desmundo”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “Ensaio sobre a Cegueira” e “Os Mercenários”, volta ao Cemec nos dias 17 e 18 de maio para nova edição do curso Técnicas de Pitching. Ele apresenta o passo-a-passo para melhorar a performance dos profissionais que pretendem apresentar uma ideia, um projeto ou um roteiro por meio de um pitching (defesa oral), tanto em reuniões de grande formalidade como em ocasiões informais. Inscreva-se aqui.
Ainda no setor audiovisual, de 20 a 23 de maio acontece a Jornada TV a Cabo. Com Hermes Leal (CinebrasilTV), Gilberto Toscano (Cesnik, Quintino e Salinas Avogados) e Goyo Garcia (RedeTV!), o curso prepara roteiristas, diretores e produtores para fazer uma abordagem comercial a partir do conceito de seu projeto, de forma a torná-lo potencialmente competitivo e bem direcionado para vencer os pitchings do Fundo Setorial do Audiovisual. Inscrições com desconto até o dia 5 de maio (clique aqui para saber mais).
Marketing para Projetos e Empreendimentos Culturais é o nome do novo curso que Kluk Neto apresenta no Cemec, nos dias 24 e 25 de maio. Ele vai ensinar como usar as ferramentas de marketing e gerenciamento de projetos para aplicação no desenvolvimento de projetos e produtos culturais. Os conceitos teóricos apresentados em aula serão seguidos de trabalhos em grupos, onde os participantes realizarão o mapeamento da cadeia de valor de um projeto cultural e construirão um plano de marketing estruturado. Inscrições com desconto aqui.
O funcionamento, as práticas e as tendências digitais da indústria do livro são assuntos do novo curso Book Publishing: os bastidores do livro, com Carlo Carrenho, diretor do portal PublishNews. Voltado tanto para quem está buscando suas primeiras experiências na indústria do livro como para quem já faz parte dela, busca uma visão global do setor. Entre os assuntos a serem abordados estão: o mercado e a indústria do livro no Brasil, o caminho do livro entre o autor e o leitor, os riscos e as oportunidades da chegada do livro digital e os novos modelos de negócios no setor. Inscrições com desconto até 7 de maio.
E encerrando o mês, nos dias 31 de maio e 1 de junho, o Superintendente Geral da Fundação Osesp, Fausto Augusto Marcucci Arruda, apresenta o curso Organização Social de Cultura – Aspectos legais, Governança e Gestão. Uma introdução ao tema, abordando histórico e conceito teórico, aspectos legais, gestão e governança. O público alvo do curso é composto por estudantes, gestores, empreendedores culturais, além de interessados em conhecer esse modelo de gestão tão atual e algumas vezes controvertido, que se impôs como realidade no cenário cultural paulista. Inscrições com desconto até 12 de maio. Clique aqui para saber mais.
Todos os programas e mais informações sobre esses e outros cursos assinados por Cultura e Mercado no Cemec estão no site www.redecemec.com.