Representantes das principais instituições envolvidas em pesquisa e produção de indicadores culturais no Brasil vão discutir os avanços já obtidos na área e as lacunas que precisam ser preenchidas, dia 30 de setembro, no Rio de Janeiro.
O seminário Números da Cultura, realizado pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do BNDES, acontecerá das 9h às 17h30, no Oi Futuro Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54), com entrada gratuita.
A primeira mesa terá como tema “A Cultura e sua economia”. Com Guilherme Varella (MinC), Luciane Gorgulho (BNDES), Antonio Alkmim (IBGE) e Álvaro Santi (Observatório da Cultura de Porto Alegre), vai tratar do investimento do governo federal e dos estados em cultura. Como avaliar o impacto desses investimentos? Qual a participação das leis de incentivo? Qual o perfil das empresas e dos trabalhadores do setor? O que sabemos sobre o gasto do brasileiro com cultura? Qual o impacto do Vale-Cultura?
“Como mapear setores culturais” será o assunto da segunda mesa, que reunirá Eneida Rocha (Ibram), Alex Patez Galvão (Ancine) e Leda Paulani (Fipe e FEA-USP). A ideia é responder às perguntas: Quais os indicadores disponíveis sobre o audiovisual, o mercado editorial e os museus? Em que é preciso avançar? Quais os desafios ao classificar as produções por gênero? Como poder público e produtores podem se organizar para gerar informações que sejam úteis ao desenvolvimento da área cultural?
Os debates da tarde começam com Cristina Lins (REDEPCULT), Gabriel Santini Pinto (Firjan) e Luiz Carlos Prestes Filho (Pesquisador de Economia da Cultura), na mesa “Da produção ao consumo”, que vai tratar de questões como: Qual a importância econômica da cultura no Brasil? Qual a competitividade dos produtos e serviços culturais brasileiros? Quais são as dificuldades de obter números sobre cadeias produtivas? Como está a organização de indicadores em outros países? Como dimensionar as indústrias criativas?
A última mesa terá como tema “Quem faz, o que se faz e para quem”. Com Gisele Jordão (ESPM), Gilberto Vieira (Observatório de Favelas) e Márcia Dias (Festivais Internacionais do Rio), procurará responder: Qual o perfil dos produtores culturais? Que informações temos sobre o que é produzido nas diferentes áreas? E sobre nossas instituições e equipamentos? Quem são as pessoas que frequentam e as que não frequentam atividades culturais? Como avaliar a importância dos festivais?
As inscrições podem ser feitas pelo site www.jleiva.com.br/numerosdacultura.
Haverá transmissão online ao vivo. O link para assistir ao evento estará na capa do site do Oi Futuro, a partir das 9h de quarta-feira.