Compreender o cenário da Indústria Cultural Brasileira por meio da perspectiva dos atores da indústria da cultura é o objetivo central do Panorama Setorial da Cultura Brasileira.

Se a cultura e a arte são, necessariamente, centradas no talento humano, em seus contextos e realidades, entender os atores da indústria, seus papéis e perspectivas constitui o cenário na visão de quem faz cultura.

Para compor o ambiente desta investigação, portanto, é necessário compreender o papel de cada ator e como se relacionam entre si.

Na perspectiva proposta pelo Panorama Setorial da Cultura Brasileira (PSCB), os atores do setor cultural brasileiro podem ser entendidos por:

  • Agentes – responsáveis pela produção da cultura: artistas, produtores/gestores e fornecedores de serviços;
  • Viabilizadores – concentram dois atores fundamentais: o governo, responsável pelas políticas e financiamento do setor e a iniciativa privada, com contribuições de financiamento e parceria com o governo;
  • Difusores – contemplam todos os responsáveis pela distribuição e divulgação dos bens e serviços culturais. Veículos de imprensa, teatros, bibliotecas, aparelhos culturais, pontos de venda, críticos etc. estão neste grupo;
  • Público – consumidores e beneficiados pelas atividades culturais.

Nesta pesquisa, os atores observados foram o governo, a iniciativa privada e os produtores/gestores culturais, privilegiando a relação entre agentes e viabilizadores. Este recorte foi estabelecido para a coleta de dados, no intuito de compreender perfis e universos destes atores e, consequentemente, apresentar evidências de como interagem entre si.

Desta forma, o PSCB foi construído a partir de três métodos combinados de pesquisa de mercado e olhar editorial:
• Desk-research, contemplando pesquisas anteriores sobre cultura no Brasil e referências de países estrangeiros, com dados existentes entre 2007 e 2012;
• Pesquisa qualitativa, com decisores e investidores de cultura públicos e privados de todo o País;
• Pesquisa quantitativa, com produtores/gestores culturais em todo o Brasil e,
• Editorial, para deixar a leitura mais prazerosa e o material mais rico, foram preparadas matérias jornalísticas ilustrativas que retratam algumas iniciativas e perspectivas da cultura nacional.

Cada um destes métodos foi orientado por objetivos específicos, estruturados para responder ao objetivo principal do PSCB.

Mais detalhes sobre a metodologia você encontra em www.panoramadacultura.com.br.

*Texto escrito com Renata Allucci

**A partir do dia 13 de novembro, Cultura e Mercado publicará materiais inéditos com base na pesquisa Panorama Setorial da Cultura Brasileira, em parceria com a 3D3 Comunicação. Clique aqui e saiba mais.


contributor

Sócia da 3D3 Comunicação e Cultura e responsável, com Renata R. Allucci, pela pesquisa Panorama Setorial da Cultura Brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *