Direcionado a pesquisadores e profissionais atuantes da área cultural, o curso O Poder da Cultura introduz ao participante o universo conceitual, a estrutura e o funcionamento dos organismos nacionais e internacionais, com análise de casos e participação de profissionais de destaque em gestão pública e privada de cultura.

Além de aulas teóricas, seminários e discussões, o programa é complementado com material audiovisual e literatura especializada de pouco acesso, com análise e exposição de casos concretos, que auxiliam a desenvolver e aprimorar os aspectos práticos das políticas e ações culturais.

Coordenado pelo consultor Leonardo Brant, O Poder da Cultura pretende desenvolver o senso crítico e ativar habilidades de conversação e diálogo, capacitando o participante a:

:: compreender as contradições do nosso processo civilizatório e seu atual estágio.

:: assumir a cultura como a amálgama capaz de oferecer uma visão complexa dessas contradições.

:: buscar formas de construir novos sistemas sociais capazes de lidar com essas contradições, tendo o humano como ponto de partida.

O programa facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural.

Profissionais preparados para:

:: pensar novas agendas políticas para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.

:: desvendar a cultura como ponto de partida, como meio de construção dessas agendas e como eixo central dos novos paradigmas de desenvolvimento.

:: articular setores governamentais, sociedade e mercado para atuarem em torno dessas agendas.

O programa inclui:

:: ambiente de troca de experiências

:: aulas teóricas e discussões de casos

:: sessões de audiovisual seguidas de debate

:: seminários com convidados e participantes

:: material didático exclusivo

:: textos e referências bibliográficas

:: interface web para discussão dos temas apresentados em aula

:: certificado de conclusão

Com o objetivo de:

:: apresentar novos paradigmas conceituais relacionados às políticas culturais

:: identificar e fomentar um ambiente democrático de discussão e construção de políticas culturais

:: explorar os cenários nacional e internacional

:: propor aplicabilidade a esse arsenal de conhecimento

Programação

Módulo 1 – CULTURA É PODER
1.      Cultura: chave-mestra da sociedade
2.      Política Cultural: teoria e prática
3.      Cidadania Cultural
4.      O Estado e a organização da cultura

Módulo 2 – O PODER DO MERCADO
1.      A (de)formação do mercado cultural brasileiro
2.      O Estado e o mercado
3.      Indústrias culturais na era global
4.      Negócios culturais sustentáveis

Módulo 3 – O PODER DO MECENATO
1.      História do Mecenato
2.      Marketing Cultural
3.      Cultura e Cidadania Corporativa
4.      Investimento Cultural Privado

Módulo 4 – O PODER DAS REDES
1.      Cultura política
2.      Redes culturais
3.      Diversidade cultural
4.      Cultura da Convergência

Coordenação: Leonardo Brant

Informações e incrições: s://www.redecemec.com/curso/o-poder-da-cultura


contributor

Jornalista e colaborador de Cultura e Mercado.

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