Direcionado a pesquisadores e profissionais atuantes da área cultural, o curso O Poder da Cultura introduz ao participante o universo conceitual, a estrutura e o funcionamento dos organismos nacionais e internacionais, com análise de casos e participação de profissionais de destaque em gestão pública e privada de cultura.
Além de aulas teóricas, seminários e discussões, o programa é complementado com material audiovisual e literatura especializada de pouco acesso, com análise e exposição de casos concretos, que auxiliam a desenvolver e aprimorar os aspectos práticos das políticas e ações culturais.
Coordenado pelo consultor Leonardo Brant, O Poder da Cultura pretende desenvolver o senso crítico e ativar habilidades de conversação e diálogo, capacitando o participante a:
:: compreender as contradições do nosso processo civilizatório e seu atual estágio.
:: assumir a cultura como a amálgama capaz de oferecer uma visão complexa dessas contradições.
:: buscar formas de construir novos sistemas sociais capazes de lidar com essas contradições, tendo o humano como ponto de partida.
O programa facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural.
Profissionais preparados para:
:: pensar novas agendas políticas para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.
:: desvendar a cultura como ponto de partida, como meio de construção dessas agendas e como eixo central dos novos paradigmas de desenvolvimento.
:: articular setores governamentais, sociedade e mercado para atuarem em torno dessas agendas.
O programa inclui:
:: ambiente de troca de experiências
:: aulas teóricas e discussões de casos
:: sessões de audiovisual seguidas de debate
:: seminários com convidados e participantes
:: material didático exclusivo
:: textos e referências bibliográficas
:: interface web para discussão dos temas apresentados em aula
:: certificado de conclusão
Com o objetivo de:
:: apresentar novos paradigmas conceituais relacionados às políticas culturais
:: identificar e fomentar um ambiente democrático de discussão e construção de políticas culturais
:: explorar os cenários nacional e internacional
:: propor aplicabilidade a esse arsenal de conhecimento
Programação
Módulo 1 – CULTURA É PODER
1. Cultura: chave-mestra da sociedade
2. Política Cultural: teoria e prática
3. Cidadania Cultural
4. O Estado e a organização da cultura
Módulo 2 – O PODER DO MERCADO
1. A (de)formação do mercado cultural brasileiro
2. O Estado e o mercado
3. Indústrias culturais na era global
4. Negócios culturais sustentáveis
Módulo 3 – O PODER DO MECENATO
1. História do Mecenato
2. Marketing Cultural
3. Cultura e Cidadania Corporativa
4. Investimento Cultural Privado
Módulo 4 – O PODER DAS REDES
1. Cultura política
2. Redes culturais
3. Diversidade cultural
4. Cultura da Convergência
Coordenação: Leonardo Brant
Informações e incrições: s://www.redecemec.com/curso/o-poder-da-cultura