Foi realizado em São Paulo, na semana de 28 de maio a 01 de junho, o Seminário Observatório, atividade que inaugurou o Projeto Fábrica da Cultura, idealizado pela Fundação Nacional de Arte/Funarte e Ministério da Cultura, com o apoio do Ministério da Educação, do Instituto Getch de Cultura e Cidadania e do Instituto Pensarte.
Muitos foram os participantes e muitas foram as atividades. Aos ilustres palestrantes, expositores e oficineiros veio se juntar uma platéia diversificada, participativa e ávida de saber e fazer culturais.
No espaço de tempo de cinco dias, foram realizadas nos Galpões da Fábrica da Cultura l0 palestras, 15 oficinas e 05 painéis, além de intensa programação noturna que consistiu de espetáculos teatrais, apresentações de projetos, lançamentos de diversos livros, inaugurações de novos espaços culturais (Galeria de Foto São Paulo/Brasil e Galpão da Ópera), depoimentos, com a abertura da série “Meditações de Emergência”, e muito intercâmbio de informações.
O Secretário da Cultura do Município de Goiânia, Sandro Lima, foi um dos palestrantes inaugurais, juntamente com o Secretário do Município de São Paulo, Marco Aurélio, e com o Presidente do Instituto Pensarte, Leonardo Brant.
O Seminário prosseguiu com cada dia dedicado a um tema. O primeiro deles foi “Políticas Públicas Para a Cultura”. A terça feira foi dedicada ao tema “Mídia e Cultura”. Seguiram-se os temas “Cultura e Empresa”, “Produção Cultural” e, na sexta feira, “Educação e Formação”.
O registro do evento pode ser conferido passo a passo no site www.lojafunarte.com.br
A realização do Seminário se revelou um marco dentro da Funarte e do Ministério da Cultura, inaugurando uma nova prática de contato com os diversos segmentos da cultura no Brasil.
Uma de suas conseqüências imediatas foi a decisão pela alta esfera da Funarte e Ministério da Cultura de realizar edições da Fábrica da Cultura em algumas capitais do País. A primeira delas deverá ser na cidade de Goiânia, cujos entendimentos já se iniciaram e estão facilitados exatamente devida à participação marcante desta cidade no evento de São Paulo. O evento se dará no início do mês de outubro, dentro das comemorações do aniversário da cidade. Em seguida, a Funarte realizará o Seminário da Fábrica nas cidades de Fortaleza, Ceará, e São Luis, Maranhão, ainda este ano.
Diversas cidades do Brasil se fizeram presentes no seminário inaugural da Fábrica da Cultura. A cidade de Goiânia foi a segunda maior delegação (oito participantes), perdendo apenas para São Luis (11 participantes). Representantes de outras cidades, além de São Paulo, se fizeram presentes, como Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Belém, Manaus, Belo Horizonte, Ouro Preto e Uberlândia.
Os objetivos desta primeira atividade da Fábrica da Cultura foram plenamente alcançados, não só pelo conteúdo do que foi exposto e discutido, mas também pelo mérito de reunir tantas diversidades e visões da cultura no Brasil, provocando reflexões de maneira aberta e democrática, e inaugurando no âmbito do Ministério da Cultura e do panorama brasileiro uma frente de trabalho que promete muitos outros desdobramentos.
Já estão definidas três novas atividades da Fábrica da Cultura. Em breve os detalhes poderão ser conferidos no site www.lojafunarte.com.br/opatio
Px Silveira