O jornalismo, no sentido da técnica de absorver uma informação e reverberar o conteúdo em uma contação de história, tem muito a contribuir com práticas que permitam ampliar o espectro do debate sobre cultura e seus assuntos relacionados.

O 100canais – núcleo editorial de jornalismo cultural independente está experimentando novos formatos de fazer e pensar o fazer jornalístico pautado na reflexão das relações sociais compreendendo a complexidade da cultura e a sua centralidade nestes processos. A I Oficina Itinerante de Jornalismo Cultural selecionou dez comunicadores após um processo seletivo para participar dessa vivência durante a cobertura do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação que aconteceu em Santos (SP), entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. .

A ferramenta escolhida pelos colaboradores selecionados para ser o porto multimídia de ensaios sobre esse fazer jornalístico foi um blog assim equacionado: alternativa de comunicação + compartilhamento necessário de conteúdo, da comunicação, da cultura = ALTCOM – jornalismo cultural independente sobre o intercom 2007.

Além do conteúdo disponível no blog, cada colaborador produzirá uma grande matéria calcada na reportagem coletiva e focada em temas transversais verificados durante a cobertura Intercom. As reportagens serão publicadas a partir do boletim Cultura e Mercado datado de 10 de setembro.

Cenário e conceito
O modelo de pensamento sobre o que é política pública de cultura certamente se transformou ao compreender a complexa lógica de transversalidade das questões culturais. O modelo de Estado calcado em balcão de negócios está perdendo espaço, e o Brasil hoje caminha por políticas culturais que preservam e protegem a diversidade das expressões artísticas vivas, seguindo e guiando o debate internacional sobre a diversidade cultural.

O que o movimento ambiental passou nos processos da época da Eco 92 pode ser comparado ao que experimentamos nesta nova conjuntura política, na qual a Cultura disputa a centralidade dos debates. Ou seja, explicita-se hoje, em relação à cultura, o que os ecologistas já conseguiram em grande instância desde 92: o despertar da consciência pública a respeito da necessidade da participação do Estado, articulado com todo o pensamento público, por meio de políticas que equilibrem as relações entre os interesses privados e públicos, a fim de possibilitar um ambiente capaz de vivenciar toda a sua diversidade criativa e de conhecimento democraticamente, de forma propositiva e sustentável, gerando desenvolvimento socio-econômico.

Contudo, para que esse debate conquiste reconhecimento público, ainda é preciso um longo trabalho de pensamento e formulação de propostas de diálogo que permitam reflexões profundas sobre os nós em todos nós. O jornalismo, no sentido de dispor da técnica de absorver uma informação e reverberar seu conteúdo em uma contação de história, tem muito a contribuir com práticas que permitam ampliar o espectro do debate sobre cultura e seus assuntos relacionados.

É assim que o blog altcom está sendo formulado dentro da I Oficina Itinerante de Jornalismo Cultural. A iniciativa, que pretende experimentar as vivências de outros jornalismos possíveis, é uma realização do Instituto Pensarte, coordenada pelo 100canais – núcleo editorial de jornalismo cultural independente, e cooperada entre Aline Monteiro, André Luiz Azenha, Diana Gonzalez, Eduardo Henrique Brandão, José Barbosa, Julio Ibelli, Marcia Costa, Rafael Minero, Thâmara Malfatti, Wellington Carbone e Bruna Leitte.

Assista também alguns trechos da aula-provocação de lançamento da oficina com Eduardo Carvalho. O Jornalismo e a Pauta Esquecida da Cultura.

Carlos Gustavo Yoda *
* Carlos Gustavo Yoda é repórter do 100canais e está coordenando este ensaio sobre o fazer jornalístico em cultura. Seja você também parte deste processo! Deixe neste espaço e no blog o seu cometário sobre o projeto e os conteúdos experimentados.


Carlos Gustavo Yoda é jornalista e comunicador de redes.

2Comentários

  • Eliane Barros, 5 de setembro de 2007 @ 10:10 Reply

    Muito interessante a idéia do núcleo. Acredito que iniciativas como essa contribuem para a diferenciação do jornalismo cultural do jornalismo comercial, que busca apenas vender CDs, livros… Como faço para obter mais informações sobre seu funcionamento?
    Abraços

  • Carlos Gustavo Yoda, 6 de setembro de 2007 @ 13:32 Reply

    cara eliane.. em breve estará na rede um saite próprio que traduza melhor a proposta do 100canais. por hora, todo o nosso conteúdo está sendo apresentado aqui em culturaemercado.com.br, e em outros projetos parceiros, como a teia2007.org.br. a experiência da oficina itinerante pode ser melhor entendida em http://www.altcom.wordpress.com.. abreijos, yoda..

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