Projeto reúne jovens da periferia de São Paulo para a realização de quatro curtas-metragens.

Durante essa semana acontece a quinta edição do ano das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, em parceria com o Grupo Batakerê, na comunidade do Jardim São Carlos, Zona Leste de São Paulo.

A iniciativa irá ministradas aulas sobre captação e edição de vídeo que culminam na realização de quatro curtas-metragens produzidos pelos próprios jovens.

O objetivo do projeto é aproximar a população do cinema como forma de expressão cultural, viabilizar a produção de filmes – com baixo custo e facilidade de realização -, além de estimular o crescimento e o interesse no que se refere à produção cultural e audiovisual. As Oficinas se caracterizam como um modelo de ação cultural, que produz cinema e revela novos olhares e talentos no mercado.

O projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual percorre, desde 2001, várias comunidades da periferia, centro e outras regiões da Grande São Paulo, promovendo o contato de jovens, entre 16 e 26 anos, com a realização audiovisual. Desde então foram ministradas 40 oficinas, atendidos 650 alunos e produzidos mais de 150 vídeos. As Oficinas são direcionadas para jovens com interesse no campo audiovisual, sem necessidade de experiência prévia na área.

O único pré-requisito necessário é a disponibilidade de horário, já que as aulas acontecem durante das 9h às 18h.

Os filmes produzidos pelos jovens dessas comunidades culminam em apresentações durante o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, além de serem exibidos nas comunidades onde as oficinas foram realizadas.

Em 2006 houve uma parceria das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual com o projeto Exchange Daydreams, da Alemanha, em que um curta-metragem digital foi rodado parte em São Paulo, parte em Kiel, na Alemanha. O curta “Um táxi para o devaneio” foi produzido em parceria com o Daydreams, (Ansgar Ahlers e Dirk Manthey), trabalhando com equipe das Oficinas Kinoforum. Na gravação da segunda parte, na Alemanha, o diretor Eder Augusto dos Santos, ex-aluno das Oficinas, dirige trabalhando com uma equipe alemã. O curta-metragem será exibido em 2007 no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

As Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual e o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo são patrocinadas pela Petrobras.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *