1o Encontro Sul Americano das Culturas Populares e II Seminário de Políticas Públicas para as Culturas Populares serão realizados em setembro
O 1o Encontro Sul Americano das Culturas Populares e o II Seminário de Políticas Públicas para as Culturas Populares pretendem realizar a troca de experiências entre as diversas iniciativas brasileiras e dos demais países da América do Sul.
Para isso, o Ministério da Cultura está realizando um mapeamento das experiências em desenvolvimento no Brasil que envolvam as culturas populares.
O MinC tem disponível em seu site uma ficha de sistematização para consolidar informações sobre as mais diversas experiências e compilá-las em um banco de experiências de culturas populares, entendendo como experiência ações que envolvam as manifestações culturais e os desdobramentos para a comunidade envolvida. Elas podem ser realizadas por qualquer segmento da sociedade, governamental ou não.
O Minc irá ainda realizar oficinas preparatórias para trocar as experiências nos Estados e trazer questões para o Encontro que pautem os palestrantes e participantes.
A ficha deverá ser entregue na oficina preparatória de seu estado (vide relacão abaixo) e pode ser enviada pelo e-mail noticia.sid@minc.gov.br ou por correio para o Ministério da Cultura no endereço:
Esplanada dos Ministérios – Bloco B – 3o andar – Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural 70.068-900 Brasília DF (colocar no envelope, em destaque, “Culturas Populares”)
1º Encontro Sul-Americano de Culturas Populares
O Encontro Sul-Americano de Culturas Populares objetiva promover a diversidade e a integração do Brasil e da América do Sul sob a ótica das culturas populares, sendo este um momento de aprendizagem coletiva sobre os saberes, formas de expressão e celebrações das manifestações culturais de cada país.
Apesar do intenso histórico da atividade cultural dos países sul-equatoriais, a maioria dos artistas populares brasileiros nunca teve acesso direto às tradições sul-americanas. O diálogo intercultural no Brasil até então abrange com mais vigor duas vertentes: a influencia européia e, mais recentemente, a dos Estados Unidos. Se por um lado tais referências culturais são palpáveis, em contra partida, durante todo o século XX o Brasil promoveu vários encontros culturais latinoamericanos, porém, sempre na perspectiva da chamada “cultura erudita”. Encontros de escritores, músicos, sobre teatro e artes plásticas foram promovidos freqüentemente, porém, a perspectiva da integração e do diálogo sempre tendeu para um enfoque elitista. Sustentada por esta perspectiva, a integração cultural promovida até hoje na América do Sul foi marcada, prioritariamente, por expressões derivadas da tradição acadêmica em todos os campos artísticos.
Sob esse ponto as classes populares não estiveram ao alcance da promoção desses eventos e, mesmo que por iniciativa popular, dificilmente se identificariam com a linguagem da maioria das apresentações, debates e exposições realizados nessas ocasiões. Com esta realidade de se debater e de redescobrir as manifestações culturais, a proposta do I Encontro Sul-Americano das Culturas Populares segue um direcionamento de encontro com aqueles que vivenciam diretamente a cultura popular.
A programação proposta é a transcrição de uma retomada das raízes culturais sul-americanas, refletindo diretamente o enfoque da atual política do Ministério da Cultura fixada na promoção da diversidade cultural.
O Encontro ocorrerá de 14 a 17 de setembro, no Complexo FUNARTE, em Brasília.
II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares
O seminário propõe que o Estado e a sociedade reavaliem a construção da sociedade brasileira na perspectiva das tradições culturais populares, com o objetivo de discutir ações que favoreçam o direcionamente de políticas públicas sobre as culturas populares brasileiras.
O evento ocorrerá em Brasília, de 14 a 17 de setembro.
Datas fechadas para as oficinas preparatórias
12/7 – Sergipe – Aracaju
Centro de Criatividade João Alves Filho
Praça Saturnino de Brito s/n
Bairro Getúlio Vargas
(79) 3179-1909
15/7 – Piauí – Teresina
16/7 – Bahia – Salvador
Teatro Gregório de Mattos
Praça Castro Alves s/n – Bairro Centro
22/7 – Mato Grosso – Cuiabá
28/7 – São Paulo – Rio Claro
Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700
Jardim Gibertoni
16 3372-7555
04/8 – CEFET – Centro de Educação e Tecnologia Federal
Av. Glaycon de Paiva, 2496 – Pricumã
Roraíma – Boa Vista
(95) 3621- 8000
10/8 – Rio Grande do Sul – Porto Alegre
FAMURS – Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul
Rua Marcílio Dias, 574 – Menino Deus
(51) 3231-3833
11/8 – Mato Grosso do Sul – Campo Grande
22/8 – Palácio do Governo
Praça Floriano Peixoto, 517 – Centro
Alagoas – Maceió
24/8 – Distrito Federal – Brasília
Complexo Funarte – Sala Cássia Eller
Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural Lote 2
(61) 3223-2441 /3223-5513 /3226-9228
25/8 – Minas Gerais – Belo Horizonte
Informações:
s://www.cultura.gov.br/programas_e_acoes/identidade_e_diversidade_cultural/index.html
1Comentário