O Ministério da Cultura está com inscrições abertas para interessados em estudar na Universidade de Barcelona e na Complutense de Madrid. Serão 20 bolsas por meio do edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios.

Na Universidade de Barcelona, há 15 bolsas parciais (50% do custo da matrícula) destinadas aos brasileiros: cinco vagas para o curso de Pós-Graduação em Cooperação e Gestão Cultural Internacional e 10 para o curso de Pós-Graduação em Turismo Cultural, ambos realizados em modalidade semipresencial.

O curso de Cooperação e Gestão Internacional, que abordará as bases estratégicas de cooperação cultural, desenho de projetos e gestão e análise cultural aplicada, acontece entre dezembro de 2014 e julho de 2015. A segunda etapa será presencial, entre os dias 12 e 30 de janeiro de 2015. O curso de Turismo Cultural, que terá foco em uma perspectiva interdisciplinar, será entre janeiro e julho de 2015, com uma etapa presencial que se estende entre 9 e 20 de março de 2015.

Fundada em 1450, a Universidade de Barcelona possui um dos mais sólidos programas de formação em gestão cultural do mundo, tendo desenvolvido o primeiro programa com um diploma universitário em gestão cultural na Espanha e formado mais de mil profissionais de 50 países.

Na Universidade Complutense de Madri, a oferta é de cinco bolsas, sendo três delas voltadas para interessados em compor um grupo de estudos e evento acadêmico sobre patrimônio imaterial. O intercâmbio tem duração de um mês, tendo início em janeiro de 2015.

As duas vagas restantes destinam-se à realização de estágio profissional, entre janeiro e março de 2015, na La Cultora, plataforma cultural vinculada ao mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural da universidade. Uma dessas vagas é para pesquisador da área de impactos econômicos do patrimônio cultural e a outra para profissional com interesse em apoiar tecnicamente os projetos de patrimônio incubados pela plataforma.

As inscrições podem ser feitas até 7 de novembro. Essas e outras oportunidades estão no site culturadigital.br/intercambio.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *