Governo brasileiro recebe primeiros protótipos de laptops de baixo custo. O equipamento faz parte do projeto de inclusão digital “Um Laptop por Criança” (One Laptop per Child).
O governo brasileiro recebeu hoje, dia 04 de dezembro, os primeiros protótipos de laptops de baixo custo. O equipamento faz parte do projeto de inclusão digital “Um Laptop por Criança” (One Laptop per Child), que tem como ideal o desenvolvimento de micros portáteis para a inclusão digital em países em desenvolvimento.
O projeto, que ficou conhecido como o do ‘laptop de 100 dólares’ (cerca de 216 reais), foi criado por Nicholas Negroponte, fundador do laboratório de mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Em 2005, Negroponte e o governo firmaram uma parceria que prevê que os alunos de escolas públicas recebam de graça computadores, que poderão ser levados para casa, permitindo que toda a família seja beneficiada. No entanto, para baratear a produção dos laptops, a OLPC precisa reunir pelo menos cinco pedidos de um milhão de unidades, de um ou mais países. Por isso, o preço do computador inicialmente não será tão baixo. Argentina, Nigéria, Líbia e Tailândia também participam da iniciativa da OLPC.
Segundo Negroponte, a meta é chegar aos 100 dólares em 2008. O preço poderá baixar até aos 50 dólares (cerca de 108 reais), em 2010, seguindo a tendência de queda no custo da produção. ‘Nós estamos trabalhando nesse projeto em pelo menos três continentes. Nosso objetivo é eliminar a pobreza por meio do aprendizado’, disse Negroponte à Agência Brasil. ‘Esse é um projeto educacional e não comercial, pois a OLPC é uma organização sem fins lucrativos. Queremos que as crianças aprendam a aprender.’
Inicialmente o país vai receber 50 computadores portáteis para testes. O Brasil vai fabricar os servidores que serão usados mundialmente no projeto: entre 25 e 50 mil no primeiro ano.
Em entrevista ao portal Globo, Negroponte confirmou que o projeto deve ser lançado no Brasil em julho de 2007 e que durante um ano o governo brasileiro deverá adquirir um milhão de computadores. Como o preço de cada computador custará em torno de 150 dólares (cerca de 325 reais), estima-se que o custo dessa aquisição seja de cerca de 150 milhões de dólares (325 milhões de reais).
“Este não é um projeto de informática, é um projeto educacional”. “Também não é um projeto comercial, pois somos uma organização sem fins lucrativos. Esse projeto é feito hoje em países de três continentes (Ásia, América Latina e África) e nosso objetivo é diminuir a pobreza por meio da educação”, afirmou Negroponte em encontro, no dia 24 de novembro, na Base Aérea de Guarulhos, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que na ocasião recebeu o primeiro protótipo de um laptop de US$ 100.
Recursos – O computador tem processador AMD de 500 MHz, 128 MB de memória de Acesso Aleatório Dinâmico (DRAM), memória flash de 512 MB, sistema operacional Linux e três entradas USB que permitirão ao usuário conectar-se com outros equipamentos.
Atualmente, entre os parceiros da a OLPC estão empresas como AMD, Brighstar, Google, Marvell, News Corp., Nortel e Red Hat.