Palestras e workshops 29ª Bienal de SP - Cultura e Mercado

Palestras e workshops 29ª Bienal de SP

Começa hoje (10) e segue até amanhã (11) o ciclo gratuito de palestras com os artistas visuais Anri Sala (Albânia), Jeremy Deller (Londres) e Amilcar Packer (Chile), no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. O projeto, que é idealizado pelo programa Capacete Entretenimentos, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Fundação Bienal de São Paulo, marca o início da programação da 29ª Bienal de São Paulo.

A 29ª Bienal está prevista para o período entre 21 de setembro e 12 de dezembro de 2010, no Parque do Ibirapuera. Mas o projeto do Capacete, associado à Fundação Bienal e à Funarte, institui já a partir de março de 2010 uma programação artística e cultural vinculada ao evento e configurada, segundo seus organizadores, “num espaço-tempo de convergência multidisciplinar”.

Criado em 1998, o Capacete tem como objetivo expor e produzir trabalhos conceituais e contextuais inéditos, abrangendo diversas estratégias artísticas. Sob esta perspectiva, o grupo foca seu interesse no espaço entre a galeria e a cidade como histórico urbano, em suas múltiplas manifestações, e se propõe a instigar e apoiar as diferentes pesquisas realizadas por seus artistas, curadores e críticos convidados.

Além das palestras dos dias 10 e 11 de março, o projeto associado à 29ª Bienal de São Paulo oferecerá os workshops Máquina de Responder, um programa com nove oficinas, ministradas por nove profissionais diferentes, com intensidades e cargas horárias variadas e capacidade para dez a 15 participantes cada uma. A partir delas e de outras discussões o programa pretende efetivar projetos coletivos de ação em arte, como curadorias conjuntas, publicações, palestras e seminários.

As palestras serão realizadas no Teatro de Arena Eugênio Kusnet (R. Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque – São Paulo), a partir das 20h. A entrada é gratuita. Já os interessados em se inscrever no Workshop ‘Máquina de Responder’ devem enviar um e-mail para maquina.responder@gmail.com, até o dia 26 de março. É necessário incluir no e-mail uma biografia e currículo detalhado, além de carta manifestando a sua disponibilidade e interesse em participar. Para mais informações, clique aqui.

*Com informações da Funarte.

Acessar o conteúdo