Nos últimos anos, editais de patrocínio foram adotados por empresas dos mais diversos tipos, porte e ramos de atuação, como BNDES, Oi, Correios, Claro, Eletrobras, Cultura Inglesa, Vivo, Comgás, Banco do Brasil, Porto Seguro, Caixa, CSN.
Tal fenômeno fez surgirem seleções cada vez mais sofisticadas, específicas e disputadas – com acirrada concorrência entre os participantes. Com isso, não basta ao proponente ter um bom projeto. É preciso compreender as motivações empresariais, saber destrinchar o edital e identificar seus pontos críticos, além de adequar sua proposta ao que é desejado pelo patrocinador.
Tendo isso em vista, Cultura e Mercado apresenta o curso Editais de Cultura, comandado por Lárcio Benedetti. Autor do livro Editais de Patrocínio Empresarial (SESI-SP Editora, 2014), ele atua desde 2000 na gestão de marketing e comunicação com foco em patrocínio empresarial. Foi gerente no Instituto Votorantim e consultor na Edelman Significa, na qual elaborou e executou políticas de patrocínio para Petrobras, Natura, Pepsico, Votorantim, Bridgestone, Nestlé e Philips.
Nesta segunda edição do curso, Benedetti convida Marcos Librantz, consultor cultural e sócio da Agência NTZ Comunicação e MKT, com a proposta de abordar o tema, simultaneamente, do ponto de vista do patrocinador e do patrocinado.
Direcionado a artistas, produtores e gestores culturais interessados em participar de editais de cultura realizados por empresas ou suas instituições, o curso abordará as formas de seleção de projetos pelas empresas; os princípios, funcionamento, características e tópicos de um edital; dicas para a inscrição do projeto e erros comuns cometidos pelos proponentes; e fontes de informação sobre editais em vigor, entre outros assuntos.
Clique aqui para ver o programa completo e se inscrever. E aqui para ler entrevista com Lárcio Benedetti à época do lançamento de seu livro