Promovido pela Associação Cultural Polemika-Brasil/Alemanha, o encontro visa estimular as parcerias entre produtores de cinema brasileiros e alemães e, ainda, aprofundar o acordo bilateral de co-produção firmado recentemente entre os dois países.Nos dias 18 e 19 de janeiro, serão realizadas em Munique, na Alemanha, reuniões de co-produção audiovisual entre o Brasil e a Alemanha. O encontro que é promovido pela Associação Cultural Polemika-Brasil/Alemanha, visa estimular as parcerias entre produtores de cinema brasileiros e alemães e, ainda, aprofundar o acordo bilateral de co-produção firmado recentemente entre os dois países.

O evento, que acontece no espaço Goethe Fórum, tem apoio do Fundo Nacional de Cultura (FNC), da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) e da Agência Nacional de Cinema (Ancine) para a sua realização. O Brasil será representado pelo superintendente de Desenvolvimento Econômico da Ancine, Mário Diamante.

A programação inclui palestras, debates e seminários com convidados dos dois países partipantes. Dentre os convidados brasileiros estão os produtores Ana Luiza Azevedo, da Casa de Cinema do Rio Grande do Sul; João Vieira Jr., da REC Produções de Pernambuco; Leonardo Barros, da Conspiração Filmes do Rio de Janeiro; Maurício Ramos, da Vídeo Filmes do Rio de Janeiro; e Sara Silveira, da Dezenove Som e Imagens de São Paulo.

O acordo de co-produção cinematográfica firmado entre o Brasil e a Alemanha já existia desde 1974. Revisto em 2006, foi ampliado no conceito de produção, não mais ficando restrito ao exclusivo mercado cinematográfico, e sendo estendido para produções de televisão, vídeo e mídias digitais. Também foi devidamente reintegrado ao novo projeto o aspecto financeiro, participação do elenco, equipe técnica e artística de cada co-produtor, em bases de 20% do orçamento global da obra, item também aberto à conversação entre as partes.

Outro aspecto importante é que as produções a serem feitas em conjunto, em ambos os países, terão a relevância das produções locais, facilitando, dessa forma, o livre trânsito de seus co-produtores nos dois países, sem os excessos burocráticos. Falta, agora, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional votar mensagem do Poder Executivo, referente ao acordo.

Mais informações sobre o acordo podem ser obtidas através do site: www.brasilplural.org e www.polemika.org ou através do email: imprensa@brasilplural.org


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *