O Instituto de Arquitetos do Brasil -Departamento do Rio de Janeiro e a Comissão de Patrimônio Convidam para a palestra Patrimônio Cultural em Debate

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro e a Comissão de Patrimônio Convidam para a palestra Patrimônio Cultural em Debate.

O encontro visa buscar o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro para que o Polo Turístico e Cultural de Tinguá venha a ampliar seu alcance aos demais municípios da Baixada Fluminense, por meio do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, na restauração e revitalização de patrimônios culturais.

A restauração e revitalização da Fazenda São Bernardino, hoje em ruínas, insere-se no conjunto de projetos que estão sendo desenvolvidos pela Subsecretaria de Patrimônio Cultural da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, e que visão potencializar a vocação turística e cultural do eixo Vila de Cava – Tinguá.

O Pólo Cultural de Tinguá nasce da restauração de um conjunto de Bens Tombados existentes no trecho do território na qual nasceu o município.

Hoje, além do Sítio Arqueológico da Vila de Nossa Senhora do Iguassú, (atual Iguaçu Velha), primeira sede do município, tombada pelo IPHAN e INEPAC, aí se localizam: a Fazenda São Bernardino, tombada pelo IPHAN; Antiga Ferrovia Rio D’Ouro e as Estações de Trem de Vila de Cava, Tinguá, Rio D’Ouro e Jaceruba, tombadas pelo INEPAC; o Reservatório de Rio D’Ouro, tombado pelo INEPAC, Reservatórios e Sistema de Adutoras de Jaceruba e Tinguá, em fase de tombamento municipal; Estrada Real do Comércio, primeira estrada de escoamento do café do médio Vale do Paraíba, que sobe a Serra do Mar cortando a Reserva Biológica de Tinguá, passando pelas ruínas de Santana das Palmeiras.

Estes projetos se articulam com o principal projeto da administração municipal chamado Programa Bairro Escola. O Pólo Turístico Cultural se inicia em Vila de Cava e termina em Tinguá cujos projetos do Programa Bairro Escola já estão sendo implantados e consistem em uma série de melhorias do espaço urbano com a finalidade de propiciar um deslocamento seguro aos habitantes dos bairros, bem como requalificar estruturas escolares e de lazer existentes, complementando-as se necessário.

Data e Local:
16 de maio (às 18:30)

Auditório do IAB-RJ

Mais Informações:
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2557-4192/ 2557/ 4480


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *