Seminário visões da cultura, realizado com apoio do Sesc Vila Mariana, pretende levar ao governo federal as proposições da sociedade civil para a área
Por Deborah Rocha
10/06/2003
Visões da Cultura
O Instituto Pensarte lança no final do mês, no Sesc Vila Mariana, as bases de um grande esforço de articulação de um diálogo entre a sociedade civil e o Ministério da Cultura com vistas ao amadurecimento de um projeto contínuo de política cultural para o país. Batizado de Visões da Cultura, o Seminário é voltado para os diferentes segmentos do setor cultural e aberto a todos os interessados.
O lançamento, das 9h às 11h, do dia 25 de junho, marca a abertura da etapa inicial do projeto, estruturada numa fase virtual de 40 dias e outra presencial, em forma de seminário, programado para o mês de agosto. Não há custo para os participantes.
Na primeira fase, entidades representativas das diversas áreas culturais (artes cênicas, artes visuais, audiovisual, livro e leitura, museus, música, patrimônio, e políticas culturais) e interessados em geral podem enviar suas contribuições e aquecer a discussão com propostas pela internet. Os principais tópicos levantados darão origem à pauta da fase seguinte, presencial.
Carta ao Minc
As contribuições consolidadas serão encaminhadas à nova equipe do Ministério da Cultura, de modo a contribuir com uma definição transparente da política cultural para o país, aproximando, desta forma, a sociedade civil do órgão gestor.
“O objetivo é que, com a colaboração do máximo possível de pessoas e instituições ligadas à cultura, a gente possa entregar para o Ministério (da Cultura), principalmente, uma contribuição sensível da sociedade civil”, afirma Sérgio Azjemberg, presidente do Instituto Pensarte.
Instituições parceiras
O público poderá participar do fórum virtual por meio do acesso à página do seminário (que será lançada no dia 25 de junho), onde terá à disposição uma plataforma de discussão específica para cada área do setor cultural. As discussões serão coordenadas por instituições parceiras representativas de cada setor. Caberá a elas elaborar pautas de discussão, monitorar o fórum virtual de sua área, mediar a mesa na fase presencial e elaborar o documento conclusivo a ser enviado ao Minc.
Maiores informações pelo email: visoesdacultura@pensarte.org.br.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.