O holandês Avril Joffe discute o efeito da globalização sobre determinados setores culturais procurando realizar mapeamento dos efeitos da cultura Por Leonardo Brant, enviado especial à Cidade do Cabo

Desenvolvimento cultural
Os setores de artes cênicas, visuais, turismo étnico, música, cinema e televisão são as áreas estratégicas escolhidas por Avril Joffe, professor de ciências políticas para as artes da Utrecht School of the Arts, Holanda, para estudar o desenvolvimento do setor cultural e a geração de empregos na região do sul da África.

Além fronteiras
A pesquisa está sendo realizada com base em entrevistas interativas, busca de documentos, visitas aos países e a escolha de indústrias estratégicas sob o ponto de vista da captação de informação. Um workshop internacional na Zâmbia, integrando todos os setores e indústrias, para disseminar a pesquisa, está sendo preparado pela entidade promotora da pesquisa. Além disso, os resultados serão publicados em websites e publicações.

Importância da Cultura
Financiada pela Ford Foundation, Unesco, International Trade Centre, além da própria ILO (International Labour Organization) e das empresas do setor, a pesquisa procura mapear a importância da cultura como fator de garantia dos direitos humanos, o nível de avanços das políticas culturais e diversidade lingüística e a identidade dos povos em meio ao multi-culturalismo da área.

Em apresentação do trabalho na Conferência da INCD, Avril Joffe destacou a importância da adoção de políticas culturais que integrem incentivos e apoios à indústria na região, devido ao seu grande potencial gerador de empregos e de uma vasta cadeia produtiva que fortalecerá a região e a noção de nação de cada um dois oito países participantes do levantamento.

Conheça a ILO: www.ilo.org

Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *