O filosofo e sociólogo francês Pierre Levy, que dedica seus estudos para cultura virtual e as tecnologias digitais, estará em São Paulo nesta segunda-feira (17/3), no Centro Cultural b_arco, para palestra sob o tema “O próximo passo: inteligência reflexiva coletiva”.

Lévy dedicou sua vida acadêmica para compreender as implicações cognitivas e culturais das tecnologias digitais, promover os usos sociais e estudar o fenômeno de inteligência coletiva humana. Atualmente, atua como professor e pesquisador no Departamento de Comunicação da Universidade de Ottawa no Canadá, na Cátedra de Investigação em Inteligência Coletiva. Ele é autor de vários livros As Tecnologias da Inteligência (1990), Inteligência Coletiva (1994), O que é o Virtual? (1995), Cibercultura (1997), Cyberdemocracia (2002) e A Esfera Semântica (2011), que está sendo lançado no Brasil.

Em entrevista a jornalistas nesta sexta-feira (14/3) no RioContentMarket, ele afirmou que a grande mudança que a internet está promovendo no modo como se consome arte e entretenimento é social. “Eu sou membro de uma rede social chamada Artstack, na qual descubro novos pintores, crio minhas próprias coleções, vejo as dos outros etc. Esse é um bom exemplo do tipo de coisa que não podíamos fazer antes. Hoje você pode ter acesso às novas tendências sem frequentar feiras de arte ou estar em Veneza ou São Paulo. O mesmo acontece com entretenimento. Há várias mídias sociais em que você compartilhar o que é importante para você, fã-clubes online sobre séries etc. É uma guinada social”, disse.

O encontro no Centro Cultural b_arco acontece às 19h, com entrada gratuita. Clique aqui para saber mais.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *