Nesta terça-feira (7), teve início a 12ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). Realizado no Hotel St. Paul, em Brasília, o encontro encerra os trabalhos de 2010 do Conselho com debates fundamentais para o aprimoramento das políticas de cultura do país.
Como principal item de pauta do dia, foram apresentados ao Plenário os sete textos-base para os Planos Setoriais de Cultura, aprovados na última reunião dos Colegiados do CNPC. De acordo com Gustavo Vidigal, secretário-geral do CNPC, os Planos de Artes Visuais, Circo, Culturas Populares, Culturas Indígenas, Dança, Teatro e Música dialogam com o Plano Nacional de Cultura (PNC) e as especificidades das linguagens artísticas. “Os Colegiados passaram a estruturar e aprovar as propostas para os Planos Setoriais, incorporando a experiência do PNC e os trabalhos desenvolvidos pelas Câmaras Setoriais”, destacou.
As diretrizes aprovadas uniram esforços dos representantes da sociedade civil e do poder público, reunidos nos espaços dos Colegiados. Para Marcelo Bones, diretor de Artes Cênicas da Fundação Nacional das Artes (Funarte), os planos, nesse final de gestão, buscaram sinalizar e contribuir para a implantação do PNC.
Mais informações e cronograma para 2011, aqui.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.